Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Oscar

11 Fevereiro 2020 | Renata Vomero

"Parasita" tem seu circuito expandido pelo mundo

Vitória no Oscar impulsionou presença do filme nos cinemas

Compartilhe:

(Foto: Alpha/Pandora)

Depois de sua vitória no Oscar 2020 na noite de domingo (09), Parasita (Alpha/Pandora) está contando com expansão de seu circuito nos cinemas da América do Norte e Reino Unido. Segundo informações da imprensa internacional, a Neon, distribuidora responsável pelo filme nos Estados Unidos e Canadá, dobrou a presença do filme para 2 mil cinemas na região.

Publicidade fechar X

Já no próprio fim de semana do Oscar, antes mesmo de seus reconhecidos prêmios, Parasita estava com participação em 1.060 cinemas da América do Norte e garantiu uma bilheteria de US$ 1,6 milhões, garantindo um acumulado doméstico de US$35,5 milhões, desde sua estreia em outubro. Desta forma o filme se torna umas das 10 maiores bilheterias de um filme não falado em inglês da região, devendo se aproximar dos cinco maiores filmes, já que a expectativa é de que sua arrecadação cresça ainda mais nas próximas semanas.

As estatísticas de alguns dos últimos vencedores do Oscar indicaram um bom percentual de arrecadação de bilheteria logo depois de sua vitória, caso de Green Book (Diamond) no ano passado, 18% de seu faturamento total na região se deu após vencer o principal prêmio do Oscar.

Algo semelhante está acontecendo no Reino Unido, o filme estreou neste fim de semana em quarto lugar na bilheteria com arrecadação de US$ 1,7 milhões. O filme estava com presença em 136 cinemas, os planos da Curzon (rede de cinemas que tem os direitos de distribuição do filme no Reino Unido e na Irlanda) eram de aumentar a presença de Parasita para cerca de 275 cinemas depois do resultado da bilheteria.

Agora, depois de sua vitória, o CEO da empresa, Philip Knatchbull apresentou os planos da Curzon de expandir o longa para 400 cinemas: “O resultado do Oscar é verdadeiramente histórico ... Estar lançando o Parasita no Reino Unido no meio de toda essa emoção é um sonho para qualquer distribuidor. A bilheteria do fim de semana quebrou recordes de filmes legendados e recordes individuais nos cinemas da Curzon e em nossos cinemas parceiros. Com a expansão do filme neste fim de semana para cerca de 400 cinemas, esperamos que o filme seja ainda mais abraçado pelo público no Reino Unido e na Irlanda”, comentou o executivo no ScreenDaily.

A intenção da Curzon é de respeitar a janela de 16 semanas até lançar o filme em seu serviço de streaming, o Curzon Home Cinema.

No Brasil, também já se fala em expansão, com a programação dos cinemas para a próxima cine-semana sendo fechada entre hoje e amanhã. A Pandora (distribuidora do filme no país junto à Alpha Filmes) deve triplicar a presença do filme nas salas do Brasil com relação à sua estreia em 7 de novembro. Atualmente, Parasita tem participação em 103 cinemas e 137 salas do circuito. Aliás, neste fim de semana, a bilheteria do longa subiu 23% e 46% em público. Em suas 14 semanas em cartaz, o filme vendeu 355,8 mil ingressos e faturou R$ 6,6 milhões.

A Pandora, inclusive, deve aproveitar o sucesso e popularização do longa agora para conquistar novos públicos, ainda mais com a expansão do circuito. “Agora o foco tem sido alcançar um público maior que aprecia filmes mais comerciais e que desconheciam o filme antes da premiação do Oscar. Estamos intensificando o trailer e renovando os materiais impressos (displays e cartazes) nos pontos de venda, além de expandir a campanha com Telecine e Vivo”, explicou Priscila Santos, responsável pelos lançamentos da distribuidora ao Portal Exibidor.

Além disso, a Pandora está planejando sessões seguidas de debates e outros eventos relacionados ao filme, como uma sessão especial seguida de menu degustação inspirado no longa que deve acontecer em março, no Petra Belas Artes, em São Paulo.

Com foco nas redes sociais, a campanha de Parasita também tem sido feita com diversas instituições coreanas no Brasil, como explica Priscila: “Temos feito diversas parcerias com instituições coreanas ao redor do país, restaurantes coreanos em São Paulo e no Rio de Janeiro e, principalmente, com a comunidade coreana em São Paulo”.

Compartilhe:

  • 1 medalha