Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Crise

18 Fevereiro 2020 | Fernanda Mendes

Oscar Francês passa por mudanças em sua organização

César Awards foi alvo de críticas após indicar o filme de Roman Polanski em 12 indicações

Compartilhe:

(Foto: ShutterStock)

O César Awards, premiação considerada o Oscar Francês, está passando por diversas reviravoltas. Primeiro, o evento foi alvo de críticas por indicar o filme de Roman Polanski, An Officer And A Spy, em 12 categorias. O cineasta está respondendo por diversas acusações de estupro.

Publicidade fechar X

Com toda essa pressão, a academia do prêmio pediu demissão coletiva na última quinta-feira, dia 13, e revelou que sairá da organização logo após a cerimônia que acontece no dia 28 em Paris. Aliás, ontem (17), 200 artistas do cinema francês publicaram uma carta aberta no jornal Le Monte para exigir uma reforma aprofundada na Academia do César Awards.

"Era um modo de funcionamento obsoleto, que, a cada ano, dava à luz uma cerimônia que não era a vitrine que o cinema francês desejava, motivo pelo qual acredito que esta foi uma decisão muito boa", disse o cineasta Michel Hazanavicius à rádio Europe 1.

A Academia é composta por 21 membros e era presidida, até então, pelo produtor Alain Terzian desde 2003. 65% dos membros eram homens. “Para honrar quem fez filmes em 2019, recuperar a serenidade e garantir que a celebração do cinema continue sendo uma celebração, o Conselho de Administração da Associação para a Promoção do Cinema (Academia de Artes e Tecnologia do Cinema) tomou a decisão unânime de renunciar”, disse o anúncio oficial dos membros da Academia.

Segundo o Deadline, haverá uma assembleia geral que se reunirá após o Césars e "implementará as medidas anunciadas de modernização".

Inclusive, ao que tudo indica, essa renovação da organização do prêmio é a pedido do ministro da Cultura, Franck Riester, de acordo com informações do G1. Riester deseja que a nova direção seja "conduzida por um funcionamento democrático e de exigências de abertura, transparência, igualdade e diversidade".

Compartilhe:

  • 0 medalha