Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Análise

03 Março 2020 | Fernanda Mendes

Quem é Bob Chapek, novo CEO da Disney?

Executivo já era o favorito de Bob Iger para o cargo

Compartilhe:

(Foto: Divulgação/Disney)

Após a saída surpreendente de Bob Iger do posto de CEO da Walt Disney Company, muitos se perguntam quem é Bob Chapek, anunciado como seu substituto. A verdade é que Chapek já era o queridinho para este cargo, algo que já havia sido sinalizado por Iger em sua biografia, “The Ride of a Lifetime”, publicada em setembro.

Publicidade fechar X

Chapek tem 60 anos e trabalha há 27 na casa do Mickey Mouse. Ele já passou pelas áreas de produtos, distribuição de filmes e parques temáticos, esta última, aliás, onde gerou um lucro de US$ 6,8 bilhões no último ano (46% da receita total da companhia). Mas, apesar dessas conquistas, segundo um perfil escrito pelo The New York Times, ele é um nome ainda desconhecido de Hollywood por fugir dos holofotes. Ao contrário de Iger.

Fora o nome igual (Bob) o novo CEO quer fugir de comparações com Iger. “Acho que meu papel não é assumir os pilares estratégicos que ele estabeleceu tão bem nos últimos 15 anos, mas continuar a trabalhar neles e implementá-los no mercado, mais importante ainda, nossas iniciativas diretas ao consumidor, e ao mesmo tempo, olhar as mudanças no mercado para ter novas visões”, disse ele para a CNBC.

Chapek assume a companhia em meio à crise do Coronavírus que fechou os parques da Disney em Shangai e Hong Kong, além da incerteza sobre a estreia de Mulan na China, que estava marcada para 27 de março e ainda não foi anunciada a nova data.

Além disso, o executivo também terá que lidar com novidades como o recente lançamento do Disney + e as adaptações à fusão com a Fox.

As opiniões sobre Chapek ainda dividem o mercado. “Ele é elegante e, ao mesmo tempo, pode vestir um par de jeans e uma camisa de flanela para ficar bem próximo das pessoas comuns. Vive e respira o estilo de vida da Disney”, disse Gill Champion, presidente da POW! Entertainment, que foi fundada pelo Stan Lee, para o The New York Times. Já o representante de uma empresa rival, disse à Variety: “Ele é inteligente e decente, mas você não pode bajulá-lo e também não vai receber um abraço dele”.

Michael Nathanson, analista sênior da MoffetNathanson, não poupou elogios à carreira de Chapek. “Bob é provavelmente a pessoa mais qualificada na companhia para estar neste cargo. A história dele em todas as divisões mais importantes é muito favorável para ele assumir este papel”, disse o executivo à CNBC.

Muitos analistas apontam os novos caminhos da companhia para se tornar uma empresa ainda mais focada na experiência do que em valores de bilheteria ou de rendas entre seus segmentos. Desta forma, a aposta da Disney deve ser na sinergia de todos os seus produtos para que consigam todos se conectar para levar a melhor experiência final possível e assim gerar um retorno grandioso para a empresa em todas as suas divisões.

Mais um ponto positivo para Chapek. “O negócio de parques é aonde você usa dados para entregar uma oferta de valor e engajamento. Esta divisão é a única que tem, antes do streaming, o contato direto com o consumidor”, aponta o analista da MoffetNathanson.

Os rumos da Disney já estão ficando bem claros, mas o que ainda é incerto é o novo caminho de Bob Iger. Ele deverá ocupar o cargo de presidente executivo e líder do conselho administrativo da Disney, já que seu contrato só se encerra em 31 de dezembro de 2021. Mas, muitos especulam que ele é um nome forte para a corrida presidencial dos Estados Unidos. Você votaria nele?

Compartilhe:

  • 2 medalha