Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Tendência

23 Março 2020 | Fernanda Mendes

Cinemas drive-in enxergam oportunidade de crescimento nos EUA

Estabelecimentos tiveram crescimento na bilheteria durante a quarentena

Compartilhe:

(Foto: Wally Skalij / Los Angeles Times)

Para os brasileiros, o cinema drive-in é coisa de filme. Mas nos Estados Unidos o tipo de estabelecimento era muito popular nos anos 50 e 60. Agora, por lá, existem pouco mais de 300 cinemas drive-in, que estão voltando a ter o gostinho da popularidade com o fechamento dos complexos normais.

Publicidade fechar X

Ainda não há nenhum decreto para fechar os drive-in e, até isso acontecer, a maioria dos estabelecimentos estarão abertos. É o que disseram ao Los Angeles Times, proprietários de cinemas ao ar livre da Califórnia, Kansas, Oklahoma e Missouri.

Tudo porque, este tipo de estabelecimento está sendo muito procurado como alternativa de entretenimento nessa época de quarentena. O Paramount Drive-In, em Paramount, na Califórnia, vendeu o dobro de ingressos do que o usual, na última terça-feira, dia 17. “Estamos tentando alertar às pessoas que temos um ambiente seguro e oferecemos uma oportunidade de escapar por um momento”, disse Beau Bianchi proprietário do cinema.

No entanto, há sim alguns drive-ins que estão fechando por conta própria. “Os cinemas drive-ins que estão performando bem são aqueles em áreas que não estão sendo impactadas pela doença”, disse John Vincent, presidente da Associação de Proprietários de Cinema Drive-In.

O centro de Controle de Doenças e Prevenção dos Estados Unidos proibiu eventos com a presença de mais e 50 pessoas nas próximas oito semanas. Mas, os proprietários dos cinemas drive-ins que estão abertos, dizem que este tipo de estabelecimento não é de risco. “Eu não acho que nos encaixamos na categoria de “evento com encontro pessoal”, porque todos os locais de encontro são locais onde você fica confinado com um monte de pessoas. No drive-in você estará dentro do seu carro”, disse Doug Mercille, do Starlite Drive-In em Cadet, Missouri.

Os cinemas abertos estão evitando o mínimo de contato com os clientes, apenas para a compra do ingresso. Muitos nem estão vendendo itens da bombonière.

SXSW

Em Austin, Texas, o Blue Starlite Mini Urban Drive-In aproveitou o cancelamento do SXSW (South by Southwest) para oferecer sua tela para os cineastas que não puderam lançar seus filmes durante o evento. Intitulado como SXSocial Distance: A Night of Short Filmes, as primeiras sessões aconteceram na semana passada e exibiram os curtas-metragens que estavam no line-up do SXSW.

Ainda há planejado mais quatro noites de programação. A próxima “SXSocial Distance” está prevista para a próxima quinta-feira, dia 26, e incluirá também a projeção de longas-metragens como Era Uma Vez...Em Hollywood e Joias Brutas.

Brasil

Aqui no Brasil não há muitos cinemas neste estilo. Mas os poucos que têm já estão sendo fechados, como é o caso do Cine Drive-In no Distrito Federal que foi o único cinema da região a ter programação até a última quinta-feira, dia 19.  

Por conta do Decreto local que suspendeu as atividades de todos os estabelecimentos, exceto serviços considerados essenciais, como farmácias e supermercados, o cinema ficará fechado até dia 5 de abril, pelo menos.

Compartilhe:

  • 0 medalha