Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Política Pública

28 Maio 2020 | Fernanda Mendes

Ancine coloca para consulta pública análise da meia-entrada nos cinemas

Estudo mostra dados de 2017 a 2019

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

A Ancine colocou em consulta pública, por 45 dias, a Análise de Impacto Regulatório (AIR) sobre a influência da obrigatoriedade legal de meia-entrada no mercado exibidor brasileiro. As contribuições poderão ser enviadas até 13 de julho.



A AIR foi realizada pela Superintendência de Análise de Mercado (SAM) e Secretaria Executiva (SEC), a partir de dados do Sistema de Controle de Bilheteria (SCB). O documento faz uma análise, até então inédita, com o número de ingressos vendidos de meia-entrada entre 2017 e 2019. São apresentados dados relativos à proporção de ingressos vendidos em salas de cinema entre meias-entradas e ingressos inteiros.

Segundo os dados do estudo, ao término do ano de 2019, aproximadamente, 80% dos ingressos foram de meia-entrada (59,75% legal, 17,27% promocionais e 2,34% cortesias).

Uma das conclusões do estudo é que, por ter uma grande quantidade de venda de meia-entrada, o valor do ingresso inteiro fica alto, para compensar os descontos. Além disso, o estudo aponta que essa política não atende a parcela da população que não possui condições econômicas de frequentar salas de cinema e não se enquadram nos requisitos para meia-entrada.

“Indicadores sociais também apontam que membros de famílias com menor renda, em média, frequentam a escola por menos tempo que pessoas de famílias com maior renda, ficando, assim, desassistidos da política de desconto legal”, diz o documento.

A AIR ainda apresenta propostas voltadas ao aperfeiçoamento e correção de eventuais falhas nessa política pública. Para participar da Consulta Pública, é preciso se cadastrar no Sistema de Consulta Pública.

Compartilhe:

  • 0 medalha