Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Covid-19

01 Junho 2020 | Fernanda Mendes

Confira protocolo de SP para reabertura de cinemas, drive-ins e produções audiovisuais

Hoje o Estado entra na fase 2 da retomada de suas atividades comerciais; cinema está na fase 5

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

Hoje (01) o Estado de São Paulo inicia a fase 2 da retomada das suas atividades comerciais. Vale ressaltar que a quarentena continua em vigor em todo o território paulista até dia 15, com diretrizes específicas para cada uma das fases do planejamento que permite o retorno gradual e seguro da atividade econômica.



São ao todo cinco fases. A fase 1 é aquela que prevê mais restrições. A fase 5 é aquela em que há mais atividades liberadas, mas também seguindo mecanismos de controle. O cálculo que define em qual fase uma região está leva em conta, por exemplo, a capacidade do sistema de saúde da região e a evolução do número de casos, internações e óbitos provocados pela Covid-19.

Os cinemas, produções audiovisuais, eventos públicos e etc estão na última fase de retomada que ainda não tem uma data determinada, pois cada município avançará ou retrocederá de fase de acordo com o cumprimento dos requisitos.

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo de São Paulo tem trabalhado com os protocolos sanitários que cada setor da cultura deverá cumprir quando estiverem aptos a retomar suas atividades. Lembrando que cada protocolo foi discutido diretamente com representantes da área.

Para os cinemas drive-in o protocolo recomenda a distância de 1,5 m entre os carros, que devem ter o limite de ocupação de quatro pessoas por veículo, ainda que de uma mesma família. Também deve haver o uso de máscaras dentro do carro.

A conferência de ingressos deverá ser visual ou através de leitores óticos, sem contato manual por parte do atendente. A abertura das portas dos carros deve acontecer apenas para a ida ao banheiro e o público deve permanecer dentro dos veículos durante toda a sessão.

Para os sets de gravação, é recomendável limitar a ocupação simultânea do estúdio a 30% da capacidade máxima permitida. Testes de artistas e reuniões de produção devem ser realizados de forma virtual e se recomenda evitar cenas com situações de contatos físicos.

Nos quesitos de higiene pessoal, o protocolo fala para substituir o microfone de lapela por outro meio de captação de som que não requeira contato direto. Além disso, objetos de cena devem ser de uso individual, sem compartilhamento, e higienizados antes e após o uso. E deve-se utilizar kits individuais para maquiagem, que devem ser descartados após a filmagem.

Para os cinemas, o protocolo recomenda a ocupação de apenas 35% da capacidade total de casa sala, mas, grupos familiares ou que habitam a mesma residência poderão sentar-se próximos.

Nas salas, devem ser demarcados os lugares que precisarão ficar vazios, considerando não somente o distanciamento lateral, mas também o distanciamento entre pessoas em diferentes fileiras. Ao fim das sessões, também deve se estabelecer um processo que evite aglomerações.  E a programação precisa prever intervalo suficiente entre sessões para higienização completa de todos os ambientes.

O protocolo também recomenda que no complexo, haja a mudança na disposição de mobiliário para manter a distância mínima entre as pessoas, além de demarcar o piso com fitas de sinalização, informando a distância mínima que deverá ser adotada por todos.

*ATUALIZADO EM 01/06/2020 às 17h32 Os documentos disponibilizados pelo Estado deverão ser seguidos pelas Prefeituras para a formulação dos decretos municipais de flexibilização da quarentena, de acordo com a classificação prevista no Plano São Paulo para 17 regiões distintas a partir do dia 1º de junho.

Confira abaixo mais detalhes:

Clique abaixo para ver ampliado:

Compartilhe:

  • 0 medalha