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10 Junho 2020 | Fernanda Mendes

Universal fecha acordo para cinco filmes em "screenlife", novo formato de produção na quarentena

Técnica narra histórias do ponto de vista da tela do computador ou celular

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(Foto: Universal)

Enquanto Hollywood continua parada, e aparentemente sem data definida para retorno, apesar de rumores de uma possível retomada em junho, a Universal Pictures fechou um bom negócio.

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O estúdio fez um acordo com a produtora Bazalevs para cinco filmes feitos no formato “screenlife”. Para quem nunca ouviu falar, “screenlife” é uma forma de narrar histórias sem as câmeras tradicionais, mas sim por métodos que conduzem visualmente a narrativa a partir do ponto de vista de smartphones e telas de computadores.

O método foi inventado por Timur Bekmambetov, presidente da produtora. Entre os longas que já fizeram neste formato está Buscando...(Sony) e os dois títulos da franquia Amizade Desfeita, distribuídos pela própria Universal. Inclusive, o relacionamento entre a major e a Bazalevs começou em 2008 com O Procurado, protagonizado por Angelina Jolie, James McAvoy e Morgan Freeman. Timur também planeja uma sequência do longa em screenlife.

“Durante esse cenário louco, nós estamos vivendo no modo screenlife, então é muito orgânico produzir filmes assim porque eles podem ser feitos enquanto as pessoas estão em suas casas, em um lugar seguro”, disse o executivo em entrevista ao Deadline. “Estamos todos em cidades diferentes e podemos gravar nossas telas sem nos encontrarmos. É a natureza dessa linguagem”.

O produtor contou que durante a quarentena, essa tecnologia é a única que permite produzir conteúdo. “Meu ator está em Londres e eu posso gravar a sua tela de Los Angeles, e ele atua e se comunica com outro ator que está em Sidney. Há um drama, uma história de amor e eles podem interagir um com o outro e eu gravo a interação. Não é sobre rostos no Skype ou Windows, é também a tela do personagem”, explicou.

Ele ainda conta que o mais importante nessa técnica é enxergar o comportamento do personagem. “Por exemplo, na primeira cena de um filme onde o garoto está escrevendo no buscador do Google ‘Como cometer suicídio’. Por meio desta única linha, você sabe tudo sobre ele, porque nós nunca mentimos para as nossas telas. Nós acreditamos que as telas são parte do nosso interior. Se você vê o meu computador, você sabe exatamente o que eu sinto, o que eu faço e com o que eu sonho”. Todo o processo de produção, design, escalação de elenco, roteiro e edição está sendo feito online.

Timur lembrou que em Hollywood ninguém acreditava neste formato totalmente inovador e a presidente da Universal, Donna Langley, apostou suas fichas no potencial do screenlife. O primeiro longa de Amizade Desfeita, em 2015, teve um orçamento de US$ 1 milhão e arrecadou US$ 65 milhões.

Langley contou ao Deadline sua experiência com o produtor. “Timur traz uma nova perspectiva a todo o seu trabalho. À medida que a indústria muda, ele encontra novas maneiras de se conectar com o público em todo o mundo. Timur e a equipe da Bazelevs misturam uma marca única de narrativa com criatividade tecnológica que faz com que esses filmes pareçam atuais e relevantes. Esperamos continuar com o sucesso compartilhado na medida que expandimos nossa parceria”.

Atualmente a Bazelevs está com 50 projetos de screenlife em desenvolvimento, um deles se chama R#J (uma adaptação de Romeu e Julieta de Shakespeare para a geração Z) e outro será a sequência de Buscando... Para a Universal ainda não há delimitado quais sessão os cinco projetos, mas uma coisa é certa, cada um deve abranger um gênero diferente.

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