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11 Junho 2020 | Fernanda Mendes

“Estar em um programa social é algo que não se perdeu”, afirma executivo da Cinépolis sobre experiência do cinema

Em webinar da Revista Exibidor, profissionais do setor apresentaram resultados de pesquisas feitas durante a quarentena

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(Foto: Reprodução)

Ontem (11) aconteceu o décimo webinar da Revista Exibidor, que trouxe resultados de pesquisas feitas durante a quarentena. Melanie D. Schroot, gerente geral da Comscore Movies no Brasil, apresentou um estudo feito na América Latina entre janeiro e abril, que mostra que 72% dos entrevistados falaram que estão com saudades de ir ao cinema.

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No Brasil, a pesquisa feita em maio mostrou que a palavra mais associada ao cinema é “diversão”, com 301 respostas. E o que mais incentiva os espectadores a irem ao cinema são os bons filmes em cartaz, com 90%. Inclusive, esse feedback é muito importante, segundo Melanie, pois mostra que o cinema é associado ao conteúdo de qualidade, ao filme de qualidade.

“Descobrimos nessas pesquisas que o que está sendo mais consumido em casa são séries. Muito mais séries do que filmes. E no Brasil as séries estão sendo consumidas no celular. Houve um aumento absurdo de consumo de conteúdo em tela pequena, e nessa tela se vê mais facilmente um conteúdo menor do que um filme. Percebemos que as pessoas estão com saudades de ver filmes no cinema. Lançamentos são fundamentais, e mais ainda os bons filmes. O cinema é associado onde a pessoa vai ver um bom filme”, explicou.

Juliano Russo, diretor de marketing, Vendas e A&B da Cinépolis Brasil, também mostrou a pesquisa feita pela exibidora em abril, em que os resultados mostram que o cinema ainda tem o seu lugar cativo como uma boa experiência. “Estar em um programa social é algo que não se perdeu e é algo que as pessoas não deixarão de consumir, principalmente porque nesse período de quarentena não podem consumir isso”.

Cris Cunha, diretora da CR Marketing Audiovisual, ainda complementou dizendo que por mais que a qualidade da internet da pessoa seja muito boa, o conteúdo do streaming e da internet não compete diretamente com o cinema. “Ele instiga e estimula”, explicou.

Inclusive, Cris salientou a importância dessas pesquisas realizadas durante a quarentena. Ela complementou uma frase apresentada por Melanie que dizia: “O conteúdo é rei, a experiência é a rainha e a diversão segura é a chave”. Cris complementou dizendo que “os dados são o Lorde”. Para ela, as pesquisas realizadas durante a quarentena são fundamentais para entender o atual cenário que acarreta tantas incertezas. “Estamos falando de um cenário incerto, um ponto de interrogação gigante. É importante ir a fundo, seja na questão de conhecer a bombonière, seja conhecendo o hábito de consumo do espectador e como ele está fazendo compras atualmente. Esse raio-x é bem importante”.

Para finalizar, a executiva da Comscore anunciou que a empresa ainda fará mais pesquisas, principalmente sobre os lançamentos de filmes e o sentimento do público para esta retomada dos cinemas. “O que aprendemos com esta pandemia é trabalhar juntos, e ninguém vai ser deixado para trás”.

“Essa é a primeira vez que vejo todos os players participando de um mesmo movimento com um mesmo propósito. Não existe possibilidade de o cinema morrer, tem muita história boa ainda para contar”, complementou Cris.

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