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15 Junho 2020 | Fernanda Mendes

Érico Borgo fala sobre 'Festival De Volta Para o Cinema': "É algo muito bonito de fazer parte"

Evento está sendo desenvolvido dentro da campanha nacional de retomada das salas

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(Foto: Divulgação)

Érico Borgo tem uma ampla trajetória no jornalismo e empreendedorismo. Fundou o portal de notícias Omelete e, junto com Marcelo Forlani, Marcelo Hessel e Pierre Mantovani, fez do site um verdadeiro império e referência quando o assunto é conteúdo geek. Do portal, veio a Comic Con Experience, evento voltado aos fãs de cinema, séries e quadrinhos e – inclusive – já se consagrou como a maior Comic Con do mundo, superando até mesmo a original, de San Diego (EUA).

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No fim do ano passado, Borgo anunciou sua saída da empresa, mas continua no mercado de entretenimento. Agora, o jornalista faz parte da campanha #JuntosPeloCinema, movimento que reúne mais de 200 profissionais de todo o mercado para discutir as melhores práticas na reabertura das salas após o período de quarentena.

Em entrevista ao Portal Exibidor, Borgo explicou sobre o Festival De Volta Para o Cinema, que faz parte da campanha e promete ser o maior festival já realizado no País em número de salas. “Estruturamos o festival em eixos temáticos, então separamos em comédia nacional, terror, drama, geek e sagas. Todo mundo do circuito exibidor, não importa o tamanho, pode colocar os filmes dentro da sua programação”.

No line-up estarão longas clássicos e de sucesso recente também. A ideia é que, cada exibidor que conhece o seu público, possa escolher qual temática quer para o seu cinema. Inclusive, Borgo está trabalhando em parceria com o programador Bruno Virgílio para entenderem as demandas dos exibidores e distribuidores. “Tem cidade pequena onde há dois cinemas, então o Bruno está conversando com todos pra que não tenham os mesmos filmes, para levar variedade para a mesma cidade e não repitam nenhuma sala temática”.

O evento ainda não tem uma data definida, mas deve acontecer na medida em que as maiores praças do circuito forem reabrindo. Aí, vai entrar no ar um site para a venda de ingressos que vai reunir todo o circuito, além de uma atuação forte nas redes sociais e com campanha de mídia digital e tradicional.

A ideia do festival surgiu em meio a discussões sobre os desafios que os exibidores, principalmente os independentes, teriam quando as salas fossem reabertas, mas sem estreias para passar. Em suas redes sociais, Borgo fez uma pesquisa com sua base de seguidores e as respostas apresentaram uma tendência de que o cinéfilo voltará mais cedo para os cinemas do que os outros espectadores. Assim, o evento nasceu para atender a esse público. “O festival foi criado para dar um suporte e não deixar os exibidores desamparados”.

Ele classifica o line-up do evento como “bem representativo da história dos cinemas”. Haverá versões de diretores e um filme em 4K nunca antes exibido no Brasil. “Apostamos muito que o componente do clássico mais a experiência do cinema possam empolgar as pessoas a retornar às salas”.

O evento também será uma ótima oportunidade para a formação de um novo público que não era habituado a ir ao cinema, já que o preço do ingresso será bastante competitivo e ainda terá direito a meia-entrada. O valor do ticket será fixo para todo o Brasil.

Exibidores e distribuidores

Inclusive, Borgo falou um pouco sobre essa experiência inusitada em trabalhar diretamente com os exibidores e distribuidores. No Omelete, seu contato era quase que exclusivamente com as equipes de marketing dos estúdios e cinemas. Hoje, ele está aprendendo muito com os programadores, gerentes de vendas e todas as equipes. “É um desafio muito grande entender como tudo funciona, como é feita a composição do custo do ticket, por exemplo. Eu tinha uma ideia bem distante disso”. Érico encabeça um grupo de 70 pessoas que estão trabalhando no festival. “É algo muito bonito de fazer parte e de acompanhar. Jamais imaginaria estar envolvido em algo assim”.

Para àqueles exibidores que ainda não entraram em contato, Borgo pede que mandem um e-mail a Bruno Viríglio: bruno.virgilio.bv@gmail.com.

“Temos muita clareza que todos os cinemas poderiam programar seus próprios festivais, mas a gente acredita que nessa hora a união é mais importante”.

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