Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Mercado

29 Junho 2020 | Fernanda Mendes

"Tenet" e "Mulan" são adiados novamente e ações das exibidoras despencam

Filmes focam colocados para agosto

Compartilhe:

(Foto: Warner/Disney)

Os dois filmes mais esperados para a retomada dos cinemas foram adiados, novamente. Tenet (Warner), que estava previsto para estreia em 31 de julho nos EUA, agora será lançado em 12 de agosto. Já Mulan (Disney) foi adiado para 21 de agosto.



“Embora a pandemia tenha mudado nossos planos de lançamento para Mulan - e continuaremos a ser flexíveis conforme as condições exigirem - ela não mudou nossa crença no poder deste filme e em sua mensagem de esperança e perseverança”, disseram os co-presidentes da Disney, Alan Horn e Alan Bergman. Inclusive, os executivos fizeram questão de deixar claro que o filme não estreará direto no streaming, ao contrário do que apontavam rumores. “A diretora Niki Caro e nossa equipe criaram um filme épico, lindo e comovente, que é tudo que a experiência cinematográfica deve ser, e é aí que nós acreditamos que o filme pertence – no cenário mundial e na tela grande para que os espectadores ao redor do mundo possam aproveitar juntos”.

Os executivos da Warner também salientaram a importância da flexibilidade na estratégia de lançamento de Tenet. A nova data de estreia do filme está marcada para uma quarta-feira, sendo que nos EUA, os lançamentos sempre chegam às sextas. “Não estamos tratando esse filme como um lançamento tradicional. Escolhemos colocá-lo no meio da semana para permitir que os espectadores descubram o filme em seu próprio tempo, e planejamos deixá-lo por muito tempo em cartaz, mais do que o normal, para desenvolver uma estratégia muito diferente, mas bem-sucedida”.

A mudança nas datas de estreia de Mulan e Tenet se deve às incertezas do mercado exibidor norte-americano. Primeiro porque os cinemas de Nova York e Los Angeles ainda não foram autorizados a reabrirem, e eles correspondem à maior parte do circuito do país. E também porque os casos de Covid-19 voltaram a crescer nos EUA o que traz mais insegurança aos espectadores em frequentarem àquelas salas que já estão abertas no restante do país.

Agora, com essas mudanças no calendário de estreias, o primeiro filme de uma major programado para estrear é The Broken Hearts Gallery (Ainda sem título em português), da Sony, em 17 de julho, e em 7 de agosto é a vez de The Empty Man (Disney), também sem título para o Brasil.

Com esses adiamentos, as ações dos grupos exibidores continuam a cair. Na última sexta-feira, as ações da AMC caíram 3%, a Cinemark viu uma queda de 8%, as ações da rede Marcus Theatres caíram 2% e a IMAX registrou queda de 3%.

Na Bolsa de Londres, as ações da Cineworld caíram 4% na sexta-feira, seu ponto mais baixo desde 22 de maio.

Segundo o analista Eric Wold, a razão por essa instabilidade nas ações é o modelo de negócios “centenário” dos exibidores, “no qual eles não controlam seu próprio destino quanto ao suprimento de filmes de Hollywood, então os estúdios sempre podem optar por exibir filmes mais tarde”.

Brasil

No Brasil a data de Tenet também foi alterada, indo para 27 de agosto. Já a Disney afirmou que fará um novo anúncio em breve sobre a data de Mulan. Até agora o filme permanece no dia 23 de julho.

Compartilhe:

  • 0 medalha