Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Evento

31 Julho 2020 | Fernanda Mendes

Festival de Toronto divulga filmes selecionados e há brasileiro na lista

Após ser selecionado para Cannes, “Casa de Antiguidades” também terá screening em Toronto

Compartilhe:

(Foto: Pandora)

O Festival de Cinema de Toronto (TIFF) anunciou a sua lista oficial de filmes para a edição de 2020 que acontecerá de forma híbrida (online e presencial) entre os dias 10 e 19 de setembro.

Publicidade fechar X

Na lista, uma grata surpresa: o longa Casa de Antiguidades, de João Paulo Miranda, está entre os selecionados. A obra já havia sido selecionada para o Festival de Cannes que não ocorreu, mas divulgou quais seriam as suas mostras.

Distribuído pela Pandora Filmes, o longa ainda não tem data de estreia no Brasil.

Seleção

Mesmo sendo um evento físico, esse ano o Festival de Toronto também disponibilizará todos os filmes de forma online. Na lista de selecionados, 46% das obras são dirigidas por mulheres, incluindo Nomadland, de Chloé Zhao, que será exibido simultaneamente com o Festival de Veneza.

Muitos estúdios como a Netflix, a Warner e a Focus estarão fora da seleção deste ano. Longas esperados como Mank, de David Fincher, e A Crônica Francesa, de Wes Anderson, não serão exibidos. Segundo a Variety, os distribuidores revelaram que está difícil a logística em lançar um filme em Toronto, muito porque os atores estão evitando viajar. Além disso, os estúdios não têm clareza do “valor” de um screening virtual.

Mas alguns estúdios estarão presentes sim, como a Sony Pictures Classics e a Neon, que foram selecionadas com The Father e Ammonite, respectivamente. “Obviamente, é necessário que os cineastas tenham essa plataforma para exibir seus filmes, se conectar com o público e vender suas obras. E há filmes que decidiram esperar até o próximo ano. Às vezes não ter os longas que nós normalmente teríamos acesso, faz com que nossa equipe tenha um olhar mais profundo, e isso nos proporciona ter uma curadoria diversa e muito empolgante de filmes”, disse Joana Vicente, diretora do festival.

A versão filmada de Spike Lee do sucesso da Broadway de David Byrne, American Utopia, abrirá o festival deste ano.

Veja a lista na íntegra neste link.

Compartilhe:

  • 0 medalha