Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Crise

29 Outubro 2020 | Fernanda Mendes

Alemanha e França voltam a fechar cinemas

Nova onda de contágios do Covid-19 leva países da Europa a fazerem segundo lockdown

Compartilhe:

Angela Merkel, chanceler da Alemanha (Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)

E mais países europeus voltam a fechar seus cinemas. Já a partir de amanhã (30) a França entra em sua segunda leva de lockdown e os exibidores serão forçados a fecharem seus cinemas novamente.

Publicidade fechar X

As restrições irão até o dia 1º de dezembro com apenas escolas, farmácias, supermercados e creches funcionando. Segundo o presidente da França, Emmanuel Macron, o lockdown vem como uma prevenção para que os hospitais não fiquem sobrecarregados, já que nas últimas semanas estão sendo registrados 40 mil novos casos de Covid-19 diariamente. O presidente afirmou que esta segunda onda provavelmente será mais letal que a primeira.

Os cinemas no país ficaram fechados de março até o final de junho, durante a primeira onda da pandemia. Após a reabertura, o número de espectadores começou a crescer, principalmente devido às comédias e dramas franceses e, claro, a estreia de Tenet em 26 de agosto.

“É particularmente frustrante porque tivemos 3,3 milhões de espectadores nos nossos cinemas na última semana apesar do toque de recolher, o que foi a melhor semana desde 22 de junho”, lamentou Marc-Olivier Sebbag, diretor geral da National Federation of French Cinemas, em entrevista ao Screen Daily. “Mas, ao mesmo tempo, também estamos animados com o fato de que os números da semana passada mostram que ainda existe um amor pelo cinema no país mesmo depois de tudo o que aconteceu nos últimos meses”.

Alemanha

A partir do dia 2 de novembro, segunda-feira, a Alemanha também colocará em prática mais medidas restritivas. Serão fechados cinemas, teatros, restaurantes, bares, academias e outros espaços de lazer durante todo o mês.

“Temos que agir e temos que agir agora. A curva deve abaixar novamente”, disse Angela Merkel, chanceler do país, em uma coletiva de imprensa nesta quarta-feira (28). Segundo informações do The Hollywood Reporter, o governo alemão pretende oferecer US$ 11,8 bilhões para ajudar as empresas que devem fechar por um mês.

Na Alemanha, aliás, os cinemas reabriram mais cedo do que em muitas outras partes do mundo. Os exibidores voltaram a operar já em maio. “Os exibidores e as organizações do setor vêm trabalhando há vários meses para garantir que as pessoas tenham uma experiência segura e despreocupada. Até o momento não soubemos de nenhuma infecção causada nos cinemas em nenhum lugar da Alemanha”, disse o presidente da organização nacional de cinema, SPIO, Thomas Negele, para o veículo norte-americano.

Além da Alemanha e França, a Itália também voltou a fechar os cinemas e na Espanha foi instaurado um toque de recolher ainda mais cedo, o que também deve afetar as bilheterias.

O impacto já é bastante sentido no mercado e em relatório da UNIC (The International Union of Cinemas), estima-se que o mercado europeu teve uma queda de 70% em sua bilheteria se comparado a 2019.

Compartilhe:

  • 0 medalha