Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Evento

11 Novembro 2020 | Renata Vomero

Festival Varilux promete movimentar circuito exibidor brasileiro

Evento conta com 17 longas inéditos e recentes na programação

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

A edição de 2020 do Festival Varilux de Cinema Francês terá exibições em salas de cinema de todo o Brasil. Com início em 19 de novembro, o festival traz 18 longas, sendo 17 deles inéditos e recentes, incluindo a pré-estreia de Bélle Époque, da Diamond Films, além do clássico Acossado (Zeta), de Jean Luc-Godard, parte da homenagem aos 60 anos da Nouvelle Vague.



Por conta da pandemia, a organização do evento enfatizou que a programação só será exibida nos cinemas que cumprirem rigidamente os protocolos de segurança e saúde tanto dos espectadores, quanto dos profissionais.

“O Festival vai acontecer apenas nas redes exibidoras que estão seguindo todos os protocolos de segurança exigidos pelas autoridades e em cidades em que os espaços foram autorizados a reabrir. Assim o público terá certeza de poder frequentar os cinemas com segurança e reencontrar a cinematografia francesa da qual estava com saudade”, comentou Christian Boudier, responsável pela direção e curadoria do festival.

Além disso, como atividade paralela gratuita, será oferecida uma mostra com oito filmes de cineastas integrantes da Nouvelle Vague e palestra online com Jean-Michel Frodon, crítico e ex-diretor da revista Cahiers du Cinéma. Entre os destaques da programação estão Verão de 85, DNA, Minhas Férias Com Patrick, Gagarine, também os premiados Apagar o Histórico, Belle Epoque e A famosa invasão dos ursos na Sicília.

Até o momento, as cidades confirmadas são Aracaju, Araçatuba, Balneário Camboriú, Barueri, Belém, Belo Horizonte, Botucatu, Brasília, Campinas, Campo Grande, Caxias do Sul, Cotia, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Indaiatuba, Jaboatão dos Guararapes, João Pessoa, Jundiaí, Londrina, Maceió, Manaus, Maringá, Natal, Niterói, Pelotas, Petrópolis, Porto Alegre, Recife, Ribeirão Preto, Rio Branco, Rio de Janeiro, Rio Grande, Salvador, Santos, São Luís, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba, Teresina, Vitória e Vitória da Conquista.

O evento é realizado pela produtora Bonfilm e tem como patrocinador principal a Essilor/Varilux, além do Ministério do Turismo, Secretaria Especial de Cultura; a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura.

A programação pode ser encontrada no site do festival.

Compartilhe:

  • 1 medalha