Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Retomada

11 Novembro 2020 | Renata Vomero

Cinemas dos EUA voltam a fechar depois de reaberturas

Aumento de casos de Covid-19 e falta de estreias deixam setor incerto

Compartilhe:

(Foto: Regal Cinemas)

Com o crescimento do número de casos de Covid-19 nos EUA, as cidades de Sacramento e São Diego, ambas na Califórnia, anunciaram o fechamento dos cinemas na região. O anúncio foi feito nesta terça-feira (10), já que as duas cidades e mais outras oito do Estado estão voltando para a “faixa roxa”, em que são necessárias medidas mais restritivas de precaução.

Publicidade fechar X

As duas cidades tinham sido autorizadas e reabrir seus cinemas em setembro, quando entraram na “faixa vermelha”, em que há flexibilização das medidas. Sendo San Diego a primeira cidade da Califórnia a ter os cinemas reabertos, em setembro, sendo um dos principais mercados do setor de exibição do Estado aberto.

Também nesta terça-feira, a Regal Cinemas anunciou o fechamento das suas únicas 18 unidades abertas no momento, unidades estas que estavam localizadas na Califórnia e Nova York. No entanto, a rede suspendeu as operações não por imposição do governo, mas sim por conta da falta de estreias e títulos na programação, julgando que não valeria a pena manter suas operações abertas enquanto os aguardados lançamentos não cheguem ao público.

No início da semana, apenas 48% do circuito norte-americano (EUA e Canadá) estava operando, segundo dados da Comscore. De acordo com as informações da Variety, que está reunindo os dados dos cinemas pela Data Wrapper, 49 Estados dos EUA estão com os cinemas abertos variando entre as faixas de ocupação das salas. A última atualização dessas informações foi em 30 de outubro (veja imagem abaixo).

A atitude da Regal deixa evidente o quanto o setor está dependente dos grandes lançamentos para retomar suas atividades com confiança e recuperar a economia, conforme ressaltou nesta semana John Fithian, presidente da NATO. No entanto, com a nova onda do Coronavírus fazendo com que cinemas da Europa se fechem e até mesmo alguns dos EUA, os estúdios parecem estar cada vez mais inseguros em como desenvolver a melhor estratégia de lançamento de seus aguardados títulos. Importante ressaltar que Mulher-Maravilha 1984 (Warner) ainda segue programado para 25 de dezembro e é a grande aposta para iniciar o processo de retomada do mercado.

Desta forma, o acontecimento que realmente garantirá a virada do jogo tanto para a economia do setor, quanto para a saúde e bem-estar das pessoas, é o desenvolvimento da vacina, mostra disso já foi o aumento do valor das ações que os players do mercado tiveram com o anúncio da eficácia da vacina da Pfizer. Recebida com otimismo, a notícia ajuda o mercado a começar a se organizar com mais efetividade e estabilidade para 2021, buscando sobreviver nestes dois meses restantes de 2020 com ajuda do governo e outras iniciativas emergenciais de recuperação da economia.  

Confira o mapa da situação dos cinemas dos EUA:

Clique abaixo para ver ampliado:

Compartilhe:

  • 0 medalha