Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Hollywood

14 Janeiro 2021 | Renata Vomero

Estúdios de Los Angeles retomam atividade apesar de agravamento da pandemia

Volta não agrada a todos os profissionais do setor, mas indústria enfatiza segurança

Compartilhe:

(Foto: iStock)

A situação da pandemia nos EUA está em níveis realmente trágicos, com as mortes diárias passando dos 4 mil. O cenário em Los Angeles parece ainda mais preocupante, com 10 pessoas sendo testadas positivo por minuto. Desta forma, os estúdios da região pararam as gravações nos feriados de fim de ano e no começo de janeiro para tentar segurar a transmissão. No entanto, alguns deles já devem retomar as atividades ainda nesta semana.

Publicidade fechar X

Entre alguns dos títulos que encabeçam essa retomada estão All Rise e Bob Hearts Abishola da CBS, Shameless, da Showtime, e You, da Netflix, todas elas são produzidas pela Warner. Produções da Sony também voltam às filmagens como The Goldbergs, da ABC, e Atypical, da Netflix. As séries televisivas NCIS, NCIS: Los Angeles, Why Women Kill, SEAL Team e Diary of a Future President também estão de volta.

A retomada não empolga a todos do setor, apesar de não representar nenhuma ilegalidade, já que as autoridades da região estão recomendando as paralisações e ainda não exigindo que elas sejam feitas. Ainda assim, os riscos estão expostos. "Diante disso, é difícil entender como um aumento na produção neste ambiente faz muito sentido”, disse um porta-voz do SAG-AFTRA, sindicato dos artistas e profissionais do setor, ao The Hollywood Reporter.

Desta forma, as informações parecem confusas e cruzadas, já que a mesma entidade também deu declaração enfatizando a segurança nos sets de filmagem, desde que todos os protocolos sejam seguidos. São eles: testes de rotina, triagem completa diária, medidas rígidas da sanitização, além de controle de acesso aos espaços.

“Ao refletir sobre os últimos meses e esperar pelo ano novo, três coisas vêm à mente que nos sustentaram em 2020 e que nos ajudarão a avançar em 2021: resiliência, solidariedade e preocupação uns com os outros. Isso nos ajudou a criar uma estrutura detalhada de protocolos de segurança, permitindo que nossos membros retornassem aos locais de trabalho de forma mais segura”, comentou Gabrielle Carteris, presidente do SAG-AFTRA no Deadline.

Uma análise realizada em 2020 nos sets de filmagem indicou que os protocolos estabelecidos entre os sindicatos e os estúdios se mostram extremamente eficazes. O estudo foi feito nos três principais locais de filmagens nos EUA:  Los Angeles, Nova York e Atlanta.  No referido estudo, conclui-se que, entre setembro e novembro, quando a taxa de transmissão estava em 13%, na indústria era de 0,3%. Em Los Angeles, essa taxa estava em 14% em novembro e nos sets ela foi de 0,2%.

Com esses números, os profissionais endossam que a retomada pode ser segura se feita de forma bastante rígida. Ainda assim, alguns casos aconteceram nas filmagens de Lucifer e Youg Sheldon, no ano passado. Os membros infectados foram rapidamente afastados e as filmagens puderam continuar normalmente.

Por conta disso, recentemente o próprio sindicato dos artistas mudou suas regras indicando que penalizaria os membros que fossem descobertos infringindo os protocolos. Esse tipo de conduta pode causar mais paralisações na indústria; o próprio Tom Cruise viralizou na internet quando chamou a atenção de sua equipe no set do novo Missão Impossível por eles supostamente terem flexibilizado os protocolos.

Toda essa preocupação da indústria tem relação com o medo de faltarem títulos no futuro, se estes não forem filmados e produzidos. Além disso, um relatório da FilmLA mostrou que houve queda de 25% nos pedidos de filmagens em Los Angeles em dezembro, queda essa que vem sendo apresentada durante o ano.  Foram 613 pedidos abertos no mês e no mesmo período de 2019 foram 965.

"Quando a produção começou em setembro, a intenção na época era: 'vamos continuar no final do ano e recuperar o terreno perdido agora que podemos. Mas ficou evidente no início de dezembro que isso realmente não iria acontecer”, comentou o porta-voz da instituição, Philip Sokoloski, ao The Hollywood Reporter.

Apesar de esperada, essa diminuição impacta a indústria pelo viés econômico e esta retomada, talvez até fora de hora, mostre uma necessidade de forçar uma recuperação no setor, que está vendo 2021 com grandes esperanças, mas ainda sente o peso do descontrole da pandemia.

Compartilhe:

  • 0 medalha