Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Cultura

20 Janeiro 2021 | Renata Vomero

"Projeta Rocinha" leva cinema com projeção gigante para a favela

Evento acontecerá entre os dias 22 e 24 de janeiro

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

Acontecerá, entre os dias 22 e 24 de janeiro, o Projeta Rocinha, evento que contará com a exibição de longas, curtas, clipes, mensagens e intervenções poéticas na favela da Rocinha, mais especificamente no Morro Dois Irmãos, no Rio de Janeiro.



A projeção terá dimensões espetaculares, equivalente a meio quilômetro ou cinco edifícios de 18 andares lado a lado e será a maior da América Latina. Desta forma, a expectativa é que os conteúdos alcancem cerca de 100 mil pessoas, entre moradores ou não da favela. O evento poderá ser acompanhado das próprias casas das pessoas, que conseguirão ver as exibições das lajes e janelas, recebendo o som via streaming e com apoio da rádio comunitária local.

O projeto é organizado pela Dona Rosa Filmes, da produtora Mariana Marinho, e por Maurício Soca, morador e produtor cultural da Rocinha. Responsável pela projeção está a Visual Farm, especializada em eventos que envolvam grandes tecnologias.

São os próprios moradores e artistas da rocinha que estão participando da curadoria dos conteúdos apresentados, que terá presença mássica da produção nacional. O objetivo é trazer um respiro, por meio da arte, para este período difícil de pandemia.

"Queremos trazer a força e grandeza do evento, transmitir o conceito de uma nova experiência nunca vivenciada antes. O evento tem o caráter divertido de um festival, mas ao mesmo tempo é empoderador, dando força à cultura, às minorias, à geografia do local, às ações e aos movimentos culturais já existentes na favela. Os 100 mil moradores da Rocinha viverão a experiência de presenciar a maior projeção da América Latina, assistindo a conteúdos afirmativos que surgiram do vulcão de criatividade e atitude da própria Favela, a vida que reluz na Rocinha", diz Mariana Marinho, diretora e coordenadora-geral do evento.

Entre os destaques da programação estão os longas Minha Mãe é uma Peça 3 (Downtown/Paris), Fala sério, Mãe! (Downtown/Paris) e Gonzaga: De Pai para Filho (Downtown).

O patrocínio do evento é da Antarctica e o projeto conta com apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (SECEC-RJ), Riofilme, da Downtown Filmes, da Visual Farm, da Casa de Cultura da Rocinha, da Associação de Moradores da Rocinha, do Portal das Favelas, da 27ª Região Administrativa da Rocinha e da Prefeitura do Rio de Janeiro. Além da Rádio Comunitária da Rocinha, dos Coletivos Produções Audiovisuais Rocywood e Mulheres em Evidência e do SICAV - Sindicato da Indústria Audiovisual.

Compartilhe:

  • 1 medalha