Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Evento

09 Fevereiro 2021 | Renata Vomero

Com foco online, Festival de Sundance registra maior audiência da história

Público quase triplicou com relação às edições anteriores

Compartilhe:

(Foto: Sundance)

O Festival de Cinema de Sundance foi responsável por abrir a temporada de festivais neste ano cheio de questionamentos e ainda incertezas. Apesar de não ter conseguido colocar de pé seu formato tradicional, que normalmente acontece durante 11 dias em Park City, Utah, o evento aconteceu durante sete dias, majoritariamente no formato online, o que acabou se mostrando um sucesso.

Publicidade fechar X

O Sundance Institute divulgou ontem (8) os números de audiência do evento, que aconteceu entre 28 de janeiro e 3 de fevereiro. O público do festival foi 2,7 vezes maior do que costuma ser nas edições presenciais em Utah.

Segundo os organizadores, o evento registrou 251.331 visualizações de longas e curtas em sua plataforma digital e aplicativos de TV. Estima-se que duas pessoas por família contam por visualização, desta forma chegando a 500 mil espectadores. Importante ressaltar que a edição deste ano contou com menos filmes, foram 73 títulos, diferente da média dos 120 títulos que costumam ser exibidos no festival. Foram contabilizados espectadores online de todos os 50 estados, além de 120 países.

“Tem sido gratificante ver a forma como o público se envolveu com nosso programa e plataforma e é claro que estamos muito satisfeitos por ter alcançado e até mesmo ultrapassado nossa meta de expandir o alcance e a comunidade de filmes independentes neste ano desafiador”, disse o CEO do Sundance Institute, Keri Putnam, em comunicado divulgado no The Hollywood Reporter.

Além disso, a organização divulgou que 85% do conteúdo do festival foi consumido por meio de ingressos individuais, no valor de US$15, o restante foi por meio de passes e pacotes. Outro apontamento interessante é de que, apesar de a imprensa não poder cobrir presencialmente o evento, houve crescimento de credenciamento da mídia, registrando 1,2 mil membros, o que ajudou a expandir o evento neste ano. O festival também contou com 1,8 mil membros da indústria credenciados, também sendo representados pelos executivos internacionais da indústria, que neste ano foram de 41 países, diferente dos 26 países do ano passado.

Esses números denotam um indício que deve estar sendo observado por todos os organizadores de evento da indústria, que ainda estão desenhando seus projetos para o ano e até para o pós-pandemia. O questionamento e possível reflexão é de que talvez o formato híbrido, com espaço no digital, tenha vindo para ficar.

Compartilhe:

  • 0 medalha