Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Homenagem

05 Março 2021 | Renata Vomero

Players do mercado preparam programação especial do Dia Internacional da Mulher

Line-ups são dedicados à contribuição feminina ao cinema

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

O Dia Internacional da Mulher está chegando e com isso diversas plataformas e canais estão dedicando parte da programação para homenagear o trabalho das diretoras e atrizes que se destacam no protagonismo de grandes histórias.

Publicidade fechar X

O Telecine criou toda uma agenda dedicada a elas e que deve cercar o público com muito conteúdo de diversos gêneros. Começando por este fim de semana, que terá o Festival 125 Anos de Cinema todo dedicado para grandes diretoras que fizeram história na sétima arte.

A programação reunirá Agnès Varda, Céline Sciamma, Lynne Ramsay, Jane Campion, Kathryn Bigelow e Sofia Coppola, entre outras diretoras, no especial Mulheres Fazem Cinema, que vai ao ar no sábado (06) e domingo (07), no Telecine Cult. Além disso, a companhia preparou uma cinelist reunindo as principais contribuições femininas para o cinema.

E não para por aí, falando em streaming, o Première Telecine, selo que traz produções inéditas e exclusivas para o canal e streaming, lançará, na segunda-feira (8), o filme Mulheres ao Poder, chegando no Telecine Premium às 22h. O longa da diretora britânica Philippa Lowthorpe é baseado na história real das ativistas do Movimento de Libertação das Mulheres, que fizeram um protesto pacífico na noite do concurso de Miss Mundo no Royal Albert Hall, em 1970.

Além disso, o Telecine também preparou uma programação especial nos canais, trazendo filmes dirigidos ou protagonizados por mulheres dentro dos mais diversos gêneros, também dentro do especial Mulheres Fazem Cinema. Na segunda-feira, o Pipoca exibirá O Marido Perdido, A Chefinha e Harriet; já o Action contará com As Boas Maneiras, Bumblebee e Pequenos Monstros. No Touch, o espectador poderá contar com uma homenagem às atrizes brasileiras, com Entre Irmãs, Aquarius e Central do Brasil. O Fun terá Um Salão do Barulho, Miss Simpatia e Tô Ryca.

O Telecine Cult homenageará as mulheres que deram inicio à presença feminina nos cinemas, com a exibição de Mulheres De Ryazan, drama de 1927 da cineasta russa Olga Preobrazhenskaya, A Sorridente Madame Beudet (1923), produção de 1923 da francesa Germaine Dulac considerado o primeiro filme feminista da história, e Alice Guy-Blaché: A História Não Contada Da Primeira Cineasta Do Mundo, documentário sobre a cineasta pioneira Alice Guy-Blaché. A produção conta com depoimentos de Jodie Foster, Ava DuVernay, Diablo Cody, Julie Delpy, Evan Rachel Wood e Patty Jenkins.

Outras iniciativas também estão sendo lançadas em homenagem à data. A plataforma da Supo Mungam, a Supo Mungam Plus, anunciou que disponibilizará dez novos filmes na plataforma dirigidos por mulheres, tudo isso em março. Entre os destaques, estão o longa italiano, inédito no Brasil, Mãe + Mãe, de Karole Di Tommaso, e a versão restaurada do premiado O Piano, de Jane Campion, vencedor de três prêmios no Oscar e da Palma de Ouro no Festival de Cannes.

A plataforma também anunciou um especial com a diretora Vera Chytilová, um dos maiores nomes do cinema tcheco. Toda semana será lançado um filme da cineasta, como a versão restaurada de Saco de Pulgas e As Pequenas Margaridas.

Já o Canal Curta! Exibirá um documentário sobre a vida de Marie Curie, uma das cientistas mais importantes da história. O filme Marie Curie, Além do Mito será exibido no dia 11 de março. Já no dia 8 de março, o canal contará com uma maratona com documentários e séries sobre grandes mulheres e questões ligadas ao feminino. Entre as exibições, estão os episódios Feminismo, da série Estados da Arte; O Feminino Nas Religiões, da série No Caminho do Bem; A Voz Feminina, da série Cale-se, além de As Canções da Minha Vida, com Teresa Cristina; My Name Is Now – Elza Soares e Clementina, com Clementina de Jesus.

Até a American Airlines não ficou de fora da homenagem. O entretenimento de bordo da companhia contará com 20 sucessos cinematográficos protagonizados por mulheres durante todo o mês de março, entre eles estão Estrelas Além do Tempo, Adoráveis Mulheres e Mulan.

 

Compartilhe:

  • 0 medalha