Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Nacional

27 Abril 2021 | Renata Vomero

"O Auto da Boa Mentira" reforça veia de cronista social de Ariano Suassuna

Filme baseado em aulas-espetáculo do escritor chega em 29 de abril nos cinemas

Compartilhe:

(Foto: Imagem Filmes)

Nesta segunda-feira (26) foi realizada a coletiva de imprensa do filme O Auto da Boa Mentira (Imagem), que estreia dia 29 de abril nos cinemas abertos do país. O evento online contou com a presença do diretor José Eduardo Belmonte, da produtora Luciana Pires e de parte do elenco, como Leandro Hassum, Luís Miranda, Jackson Antunes e Renato Góes.

Publicidade fechar X

O filme é baseado em diversas aulas-espetáculo do escritor Ariano Suassuna, tão conhecido pelo retrato que faz do Brasil em sua obra, além do tom bem-humorado com que trata as temáticas que cercam a sociedade brasileira, temáticas essas universais. Com isso, ficou sob a responsabilidade dos roteiristas João Falcão, Célio Porto e Tatiana Maciel de adaptar tantas destas palestras e importantes falas de Suassuna, falecido em 2014.

Desta forma, o filme foi dividido em quatro histórias diferentes, todas elas tendo como base mentiras e seus efeitos nos personagens. “O longa vai muito na questão de até que ponto uma mentira pode ser engraçada e até que ponto ela é perigosa. Até que ponto você pode ir com essa mentira”, comentou Leandro Hassum.

Cada nova história foi iniciada por vídeos do próprio Suassuna falando sobre essas mentiras, sobre como elas nos afetam e também são importantes para nós. Fica evidente nestes recortes a inspiração das falas para a criação das histórias, mas, além disso, o olhar observador do escritor para a sociedade, que vai muito além do regionalismo do nordeste, muito apontado como uma das marcas do escritor.

“O que me aproxima dele é esse olhar do cronista social, isso me interessa muito. Tinha um aspecto lúdico nas narrativas, que eu tentei trazer no cinema, que tem essa linguagem também. É uma adaptação nova, inusitada, que são essas aulas-espetáculo. É isso de ser um contador de causo, é um olhar mais contemporâneo, mais urbano e universal”, ressaltou o diretor do longa.

Essa ideia da universalidade permeou toda a conversa da equipe, que ainda destacou o formato do filme como sendo algo inovador e com olhar direto para o futuro do cinema, como reforça Luís Miranda.

“Isso é muito perspicaz, são pequenos relatos, curtas histórias. É um formato que me abriu as perspectivas de um novo cinema que estamos buscando aqui para o Brasil, acho que as pessoas vão se interessar, porque vem junto a este momento de isolamento, com transformações, é um caminho interessante para o cinema essa fragmentação”.

Além disso, a equipe também exaltou a importância de um filme que trata as mentiras cotidianas com bom humor em um momento em que as fake news ganham tanta força e se tornam tão perigosas, principalmente na internet.

“Vem num momento muito certo, quando estamos lidando com fake news, ele fala com muito bom humor sobre a mentira e estamos vivendo esse momento tão difícil. Estamos falando aqui da boa mentira, vamos viver O Auto da Boa Mentira”, brincou Hassum.

Seu comentário vai ao encontro da fala da produtora Luciana Pires, da Cine Group, que ressaltou a importância, portanto, do filme ser visto nos cinemas, marcando um momento de retomada às salas no Brasil.

“Dia 29 estaremos nos cinemas, os cinemas estão seguros, estão abrindo e se preparando para isso. Cada um deve se sentir à vontade, mas é um processo de retomada aos cinemas e isso é muito importante. Ver na telona, claro, é muito mais legal”, reforçou.

O Auto da Boa Mentira é uma produção da Cine Group com coprodução da Globo Filmes. A distribuição do longa é da Imagem Filmes.

Clique abaixo para ver ampliado:

Compartilhe:

  • 0 medalha