Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Retomada

29 Abril 2021 | Renata Vomero

Cinemas dos EUA sinalizam para maior flexibilização e França anuncia data de reabertura

Los Angeles e Nova York devem aumentar capacidade das salas

Compartilhe:

(Foto: Regal Cinemas)

A corrida das vacinas nos Estados Unidos está em ritmo acelerado aproximando o país do objetivo de oferecer um verão sem restrições contra a covid. Com os bons resultados, o prefeito de Nova York, Bill de Blasio, pretende reabrir tudo e sem restrições na cidade até 1 de julho e isso inclui, claro, os cinemas. Em Los Angeles, a meta é expandir o limite máximo de ocupação das salas para 75% nas próximas semanas.

Publicidade fechar X

Em entrevista, o prefeito de Nova York se mostrou bastante animado com o controle da pandemia na região. Depois de um ano com fortes restrições, a cidade vem reabrindo aos poucos desde meados de março e os cinemas estão operando no momento com a ocupação máxima das salas de 33%, o que é desafiador para os exibidores.

Na conversa, Blasio revelou a meta de reabrir tudo e com capacidade total em 1 de julho, já que ele acredita que até lá a maior parte da população já estará vacinada. Inclusive, ele reforça os esforços para fazer com que a vacina alcance o maior número de pessoas, citando, como exemplo,  o caso do Museu Americano de História Natural, que está sendo um dos espaços de vacinação e que quem for se imunizar no local ainda ganha ingressos para visitação do museu.

Los Angeles vem apresentando também bons resultados no controle da pandemia. Com a taxa de infecção cada vez mais baixa, toda a região pode ser movida para uma fase mais flexível já na semana que vem. A mudança deve permitir que os cinemas operem com ocupação máxima de 75%, o que é um grande ganho para o mercado.

Os cinemas de Los Angeles reabriram no início de março com limite de 25% de ocupação das salas e, no início de abril, puderam começar a operar com 50% da capacidade ou 200 pessoas por sala.

Estas são as notícias que os estúdios estavam esperando para posicionar com confiança suas apostas ao retorno dos cinemas, principalmente no verão. Entre estes aguardados títulos estão Viúva Negra (Disney), Um Lugar Silencioso – Parte II (Paramount) e Velozes e Furiosos 9 (Universal).

Já na França, em que a situação vem sendo controlada aos poucos com a vacinação e com as medidas em vigor desde o fim do ano passado, o país já consegue cravar uma data de reabertura das atividades econômicas e culturais: 19 de maio.

O anúncio foi feito pelo presidente Emmanuel Macron, que ainda divulgou relatório apontando que os cinemas reabrirão com 35% da capacidade e que em 9 de junho devem ter esse número elevado para 65%. A meta é que em 30 de junho os cinemas estejam operando na capacidade total, o que é uma boa notícia também para os realizadores do Festival de Cannes, programado para acontecer em formato presencial a partir de 6 de julho.

Macron também anunciou que o atual toque de recolher às 19h será ampliado para às 22h em 19 de maio. Uma medida que também ajudará os cinemas, já que conseguirão programar mais sessões para o fim do dia, horário que tende a ter mais movimentação.

Compartilhe:

  • 0 medalha