Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Evento

12 Maio 2021 | Renata Vomero

Começa hoje primeira edição do Festival de Cinema Brasileiro Fantástico Online

Evento será gratuito e acontecerá até 18 de maio

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

Tem início hoje e acontecerá até 18 de maio, a primeira edição online do Festival de Cinema Brasileiro Fantástico. O evento gratuito exibirá longas e curtas-metragens que passem pelos temas de horror, ficção científica e fantasia e serão divididos em três mostras: Retrospectiva, Realizadores Fluminenses e Inéditos do Brasil, além de lives, sessões comentadas e uma masterclass.

Publicidade fechar X

Serão 41 produções brasileiras disponibilizadas nos dias do festival, sendo oito longas e 32 curtas. A exceção ficou por conta de Sol Alegria, que terá exibição especial, ficando disponível por apenas 24 horas. O longa ainda é inédito nos cinemas do Brasil.

"O 1º FCBF é dedicado à valorização do cinema brasileiro fantástico produzido no século XXI. A Mostra Retrospectiva conta com 17 filmes produzidos em diferentes regiões do país e que se vinculam a três eixos temáticos mapeados por nossa curadoria: Horrores do Brasil; Maravilhoso e Cotidiano e Ficção Científica e Distopia. É uma ótima oportunidade de refletir sobre a produção do cinema brasileiro fantástico deste século, apresentando filmes ligados a gêneros massivos como o horror e a ficção científica, mas também outros menos conhecidos como o afrofuturismo e o realismo maravilhoso”, comentou Fabrício Basílio, um dos diretores e curadores do evento.

Comemorando as mais de 400 produções inscritas, Otávio Lima, também diretor e curador do festival, complementa: “Quando se fala em fantástico, uma reação comum é pensar no gênero ‘terror’. Nós queremos mostrar que o fantástico vai além de um só gênero e está mais do que nunca presente nas produções recentes do cinema brasileiro, principalmente em filmes independentes, universitários e primeiros filmes, o que nos mostra uma tendência do cinema no país. Nossa logomarca é um disco voador, que em meio a uma mata tropical, povoada por seres lendários, abduz um liquidificador. Essa estranheza e o deslocamento do mundo real serve para pontuar o que é o fantástico para nós.”

Os filmes poderão ser vistos por meio de criação de cadastro no site do festival.  O projeto conta com o patrocínio do Governo Federal, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Aldir Blanc.

Compartilhe:

  • 0 medalha