Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Agenda

14 Maio 2021 | Renata Vomero

Festivais de cinema internacionais ganham novas datas e formatos

Festival de Veneza deve ser totalmente presencial em setembro

Compartilhe:

"Duna" poderá ganhar estreia mundial no Festival de Veneza (Foto: Warner)

Com o maior controle da pandemia em diversas regiões do mundo, principalmente na Europa e nos Estados Unidos, os principais festivais de cinema internacionais já começam a se organizar pensando nesta retomada.

Publicidade fechar X

O Festival de Veneza anunciou que deverá acontecer em formato presencial entre os dias 1 e 11 de setembro. Uma das grandes novidades especuladas é a estreia mundial do aguardado Duna que poderá ser realizada no evento.

Isso tudo se não acontecerem complicações relacionadas à pandemia no decorrer dos próximos meses. Conforme anunciado anteriormente, quem presidirá o júri do Festival de Veneza deste ano, será o premiado diretor de Parasita, Bong Joon-Hu.

Outro evento que bateu o martelo nesta semana foi o Festival de Sundance. A organização confirmou que ele acontecerá entre os dias 20 e 30 de janeiro de 2022 em formato híbrido, com seu tradicional evento presencial em Utah e com exibições online.

A decisão foi tomada de olho na segurança dos espectadores, mas também tendo em vista que a edição 2021 do Festival contou com o maior público da história do festival, justamente porque conseguiu atingir mais interessados por meio de sua edição online.

Já o Festival de Cannes, que tradicionalmente acontece em maio, cravou a data de 6 de julho para acontecer em formato presencial. E ao que tudo indica está bem encaminhado para que isso aconteça, porque a França vem liberando aos poucos suas atividades e já tem um plano concreto de flexibilização dos cinemas até o festival.

Inclusive, a data da coletiva de imprensa de Cannes foi adiada para 3 de junho. E, segundo a mídia internacional, isso aconteceu devido ao grande volume de filmes inscritos no festival, o que está dando trabalho à organização e ao júri, este ano presidido pelo renomado cineasta Spike Lee. Esta deve ser uma das edições com o maior número de filmes selecionados, tendo em vista o gargalo da pandemia.

O Festival de Toronto já confirmou sua data em 9 a 18 de setembro, devendo também fazer uma versão híbrida do evento neste ano, que ano passado foi responsável por premiar o consagrado Nomadland.

Compartilhe:

  • 0 medalha