Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Europa

21 Maio 2021 | Renata Vomero

Reabertura na França supera as expectativas e anima o setor

Foram mais de 300 mil ingressos vendidos na quarta-feira (19)

Compartilhe:

Franceses fazem fila para ir ao cinema no primeiro dia de reabertura (Foto: MK2/ Le Figaro)

Depois de seis meses fechados, os cinemas franceses reabriram nesta quarta-feira (19) em um gradual processo de retomada. Mesmo operando com 35% da capacidade de ocupação e toque de recolher, os cinemas contabilizaram mais de 305 mil ingressos vendidos só neste primeiro dia de atividades.



O resultado, apresentado pela Comscore, foi além do esperado para o período, superando números de antes da pandemia, como em 2019, na mesma semana de maio, em que estava em cartaz John Wick – Parabellum e Aladdin.

 “Mas, naquela época, não havia limite para a capacidade do público e nem toque de recolher. Essa pontuação é simplesmente excepcional e superou nossas expectativas mais otimistas ressaltou Eric Marti, analista da Comscore.

Outro fator que chama a atenção dos especialistas é o fato de que a reabertura não contou com nenhum grande lançamento de Hollywood, como aconteceu na primeira reabertura de 2020, que apresentou Tenet (Warner) nos cinemas. Todos os cinemas da França reabriram, somando 2045 complexos, ou mais de 6 mil salas, maior circuito da Europa.

Desta vez, a programação está marcada por títulos fortes, no entanto, que já foram lançados há um tempo. Os líderes da bilheteria foram o anime Demon Slayer: Mugen Train e Tom & Jerry: O Filme.

Com os números, essa reabertura marca a melhor retomada de toda a Europa até o momento e os números devem crescer no fim de semana e na próxima semana quando chegarem novos títulos aos cinemas.

Além disso, em 9 de junho deve haver maior flexibilização, aumentando a capacidade de ocupação das salas para 65% e o estendendo o horário de recolher para às 23h. O objetivo é chegar no dia 30 de junho livre de restrições, momento que casará com a data do Festival de Cannes, programado para começar em 6 de julho.

O desafio que se aproxima agora é dar conta do volume de títulos programados para estrear ainda em 2021 nos cinemas, são mais de 400 deles. No entanto, os analistas acreditam que essa abundância de possibilidades de conteúdos é o que vai atrair mais cinéfilos para as salas nos próximos meses. Ainda mais, os resultados desta semana podem modificar toda a programação dos grandes estúdios para os cinemas do país, que agora podem até contar com a antecipação de fortes títulos.

Compartilhe:

  • 1 medalha