Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Preservação

01 Junho 2021 | Renata Vomero

Em crise, até mil filmes do acervo da Cinemateca já podem ter sido perdidos

Entidade está fechada há cerca de 15 meses

Compartilhe:

(Foto: Cinemateca)

Nesta segunda-feira (31), Ricardo Feltrin, colunista do Uol, divulgou uma matéria exclusiva denunciando o atual estado do acervo da Cinemateca Brasileira. De acordo com as fontes do jornalista, entre 600 a mil filmes já teriam sido perdidos por conta do imbróglio que mantém a entidade fechada há cerca de 15 meses.

Publicidade fechar X

De acordo com a matéria, são cerca de 90 mil filmes armazenados pela Cinemateca, chegando a uma soma de mais de 250 mil rolos referentes a diferentes épocas e momentos do cinema brasileiro.

Não se sabe o quanto destes rolos podem ter sido perdidos, isto porque, por conta de um processo de degradação natural, estes materiais precisam de cuidados especiais, sem contar que são altamente inflamáveis, o que pode vir a comprometer não só o acervo, como as próprias instalações do espaço.

Segundo Feltrin, muitos rolos já estavam precisando urgentemente de restauração e teriam sido encaminhados para uma espécie de “corredor da morte”, última chance de eles serem salvos, isso antes de toda a crise que tomou conta da Cinemateca.

No entanto, com tudo o que aconteceu, esses filmes não foram recuperados, embora boa parte deles esteja arquivada também em formato digital.

Como noticiamos previamente, em 12 de maio, o governo ganhou prazo de 45 dias da Justiça Federal para apresentar provas de que está tomando medidas para salvar a Cinemateca. A previsão para a instituição é que sejam retomadas as atividades apenas em agosto, no entanto. Em perícia realizada há algumas semanas, foi constatada a necessidade urgente de manutenção em algumas instalações e no próprio acervo da Cinemateca Brasileira, um dos maiores do mundo.

 

Compartilhe:

  • 0 medalha