Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Fomento

18 Agosto 2021 | Renata Vomero

Prefeitura do Rio anuncia Plano de Retomada do Audiovisual com alto investimento no setor

Ações serão realizadas por meio da RioFilme, que se torna peça central no plano

Compartilhe:

(Foto: Prefeitura do Rio)

Ontem (17), o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, anunciou o lançamento do Plano de Retomada do Audiovisual Carioca, com um pacote de recursos que somam R$20 milhões para a reestruturação da atividade na cidade. Os investimentos serão realizados por meio da RioFilme, que terá papel central neste processo de retomada.

Publicidade fechar X

O anúncio foi realizado no Palácio da Cidade, onde estavam presentes, além do prefeito, o Secretário de Governo e Integridade, Marcelo Calero; o Diretor-Presidente da RioFilme, Eduardo Figueira, assim como autoridades, representantes do setor e a imprensa.

O plano é referente a 2021 e os investimentos acontecerão por meio de editais que devem abranger produções de televisão, cinema e, inclusive, de games. O aporte também contemplará eventos, mostras e festivais de cinema.

E não para por aí, há também a previsão de ações para melhoria na infraestrutura do setor, como informa o Tela Viva. Entre essas ações, estão inclusas a reestruturação do Polo Cine Vídeo e a reabertura do CineCarioca Nova Brasília, no Complexo do Alemão.

"Dinheiro não gasto em um ano, não fica para o outro. Ano que vem vamos lançar um novo edital para o audiovisual com uma verba ainda maior. A ideia é fazer o desembolso do valor desse edital ainda esse ano, e manter esse ritmo. A era das trevas acabou. Façam filmes que falem mal do prefeito, que falem da diversidade, o que for. Mas vamos assumir o protagonismo dessa cidade. A gente depende muito da cultura e do audiovisual carioca, que constroem a história e a identidade do Rio de Janeiro”, comentou Eduardo Paes no lançamento.

O anúncio vem acompanhado de uma outra boa notícia, que é a consolidação da RioFilme como agente responsável pelas filmagens no Rio, sendo assim, ela se torna centralizadora na organização desta atividade, devendo implementar regras e um novo sistema que facilite os trâmites burocráticos.

Ainda com relação à RioFilme também foi anunciado uma parceria entre a empresa municipal e a Firjan, que dará consultoria para a modernização de sua estrutura e de seu planejamento estratégico. Desta parceria, surge, então, uma nova marca, a RioFilme+. o Plano de Retomada inclui ainda a criação do Conselho da RioFilme, que vai estreitar os laços entre a empresa e o setor audiovisual, também a formação de um Grupo de Trabalho para a criação do Distrito Criativo Carioca – DCC, um projeto que pode fazer da região entre Barra e Jacarepaguá um polo produtor de conteúdo audiovisual na cidade,  segundo informou a RioFilme, em comunicado.

“Além do fomento, o Plano de Retomada do Audiovisual Carioca prevê também investimentos na infraestrutura do setor na cidade, com a modernização do Polo Cine Vídeo e fortalecimento da Rio Film Commission, que ganhará um novo Sistema para otimizar e agilizar o processo de filmagens na cidade, encurtando prazos e garantindo uniformidade nas regras. Com as mudanças, a RFC deverá se consolidar como a porta de entrada para quem filma no Rio”, comemorou a empresa no comunicado.

Compartilhe:

  • 0 medalha