Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Capacitação

18 Agosto 2021 | Renata Vomero

Novo curso de pós-graduação capacita produtores executivos em animação

Qualificação é oferecida pela Faculdade Méliès

Compartilhe:

(Foto: Faculdade Méliès)

A Faculdade Mélies, reconhecida por oferecer profissionalização e qualificação na área de artes digitais e animação, acaba de lançar o primeiro curso no Brasil de pós-graduação em Produção Executiva de Artes Digitais: Gestão de Negócios em Animação.



O curso será oferecido em formato online, com duração de 18 meses e com as aulas sendo ministradas às terças e quintas-feiras das 19h30 às 21h30. A qualificação tem como objetivo formar profissionais que possam fomentar a produção e coprodução de projetos audiovisuais nas áreas de animação e games.

E a iniciativa vem em um momento crucial para o mercado de animação no Brasil e no mundo, já que é uma linguagem cinematográfica que vem ganhando cada vez mais força e que encontrou bastante espaço nas plataformas.

O Brasil, desta forma, com algumas políticas de incentivo ao audiovisual nacional, vem se mostrando um importante celeiro para o gênero. No entanto, este crescimento esbarra em um gargalo importante para um mercado em consolidação: a falta de uma figura que trabalhe entre os criativos e os players do mercado. É aí que entra o produtor executivo e por isso a importância desta capacitação, tendo em a escassez deste profissional na indústria.

"A produção brasileira tem crescido em níveis mais rápidos do que a China. Muito acima do resto do Brasil. A gente tem crescido mais de 10% ao ano e esse crescimento enorme mudou o cenário brasileiro de animação, criou efetivamente uma indústria, mas trouxe grandes desafios e grandes oportunidades. Os desafios são a gente administrar esse crescimento, a gente precisa não só manter a qualidade, para isso a gente precisa criar novos personagens e capacitar nossa equipe, nosso pessoal. E aí que vem as oportunidades. Especificamente neste caso do curso de Produção em Animação, a gente vai falar de uma coisa raríssima no mercado que é o produtor de animação. Por incrível que pareça é muito mais fácil achar bons artistas, bons animadores, do que achar um bom produtor de animação”, comentou Cesar Coelho co-fundador do Anima Mundi e um dos professores da Pós-Graduação em depoimento no canal da faculdade.

Sua fala vai ao encontro do que o mercado está mostrando, de que não faltam bons profissionais que atuem com animação, que sejam criativos e tenham ideias, inclusive mais destes são sempre bem-vindos, mas realmente agora há a falta deste meio de campo, e mais importante ainda, que seja alguém que entenda tanto de animação, quanto de negócios dentro deste meio.

Com isso, a pós-graduação em Produção Executiva de Artes Digitais abrange desde aulas sobre o fazer criativo, até matérias sobre comercialização e distribuição, conseguindo levar um amplo panorama que dê uma importante bagagem a este profissional.

“Ele precisa entender de animação e entender como ela é feita, e vai além, porque ele tem que pensar também na comercialização, na distribuição, ele é uma peça-chave dentro da cadeia. É muito legal o curso, porque esta é uma figura rara, existem poucos produtores executivos de animação no mercado, no geral são pessoas que já trabalharam em alguma produção de animação, e foram enveredando para isso”, explica Jonas Brandão, co-fundador do Split Studio.

Desta forma, o curso pode ser voltado tanto para profissionais de animação, que queiram adquirir estes conhecimentos para levarem este know-how para seus projetos ou parcerias, quanto para produtores executivos que tenham interesse em atuar no meio de animação, mas ainda desconhecem seus mecanismos.

Para tal, foram convidados para ministrar aulas do curso, profissionais com amplo conhecimento nestas duas áreas, bem como de como a indústria audiovisual do Brasil e do mundo. A capacitação foi idealizada por Reynaldo Marchesini (produtor executivo criativo, supervisor artístico, roteirista e professor) e Alessandra Maleiro (Coordenadora do CENA/UFSCar e Presidente do Instituto das Indústrias Criativas), fazem parte do corpo docente, além de Marchesini, Malu Andrade (Diretora Executiva da Coração da Selva; ex-diretora da Spcine), Cesar Coelho (Fundador do Anima Mundi, Diretor e Roteirista de longas-metragens) e Andrés Lieban (Sócio-fundador da 2DLab, Diretor de Animação e Artista Plástico).

“Se engana que acha que para ser produtor executivo tem que só colocar uma gravata e ir para reunião, um profissional competente tem que ter condições de participar criativamente do projeto e entender seu processo de desenvolvimento. Só assim ele vai poder moldar e defender seus propósitos nas negociações. e olha que isso exige também criatividade! Por isso a pós inclui no currículo um repertório de aulas que vão desde a construção da narrativa e os critérios por trás de desenvolvimento de conceitos, personagens, cenários, construção de uma bíblia de venda, até um desenho de produção. Sempre baseado nas práticas do mercado, finalizou Andrés Lieban, fundador da 2DLab.

Mais informações podem ser acessadas pelo site da pós-graduação.

Compartilhe:

  • 0 medalha