Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Coluna Line-Up

27 Agosto 2021 | Leandro Matos

GI Joe Origens: Snake Eyes - Novo filme da série GI Joe

Compartilhe:

(Foto: Exibidor)

A série de filmes inspiradas no brinquedo de sucesso dos anos 80 GI Joe chega ao seu terceiro título com GI Joe Origens: Snake Eyes, dessa vez focando no silencioso personagem Snake Eyes, interpretado aqui por Henry Golding. O projeto, distribuído pela Paramount Pictures, aposta em cenas de ação elaboradas e no carisma de seu protagonista para entreter o público. O filme, no Brasil, será lançado em breve diretamente em VOD.



Snake Eyes conta a história da origem do personagem, que se torna órfão quando criança e cresce para se tornar um expert em artes marciais, buscando vingança pelo assassinato do pai. O personagem é um dos mais famosos entre os lançados pela linha de brinquedos GI Joe, que era uma febre entre os jovens dos anos 80, e o novo longa serve com um reboot da série.

O cinema sempre buscou inspirações fora de sua própria bolha, trazendo conceitos e adaptando obras da literatura, do teatro, da tv e de brinquedos e jogos de vídeo game. Ainda nos anos 80, Mestres do Universo levou o personagem He-Man e seu universo para o cinema. O brinquedo era uma febre na época, um grande sucesso entre as crianças, mas o filme apostou em uma linguagem completamente diferente, o que acabou provocando um estranhamento aos fãs do personagem.

Nos anos 90, os jogos de vídeo-game ganharam protagonismo, com Double Dragon, Super Mario Bros, Street Fighter (Sony) e Mortal Kombat chegando aos cinemas em sequência, cada um tentando traduzir o encantamento de seu universo para o live-action, com resultados bastantes diferentes.

Mas apesar dos investimentos, os resultados de bilheteria não eram muito inspiradores. Alguns títulos se tornaram cult, enquanto outros foram ignorados e esquecidos. Mas faltava um título para quebrar recordes e comprovar todo o potencial dessas adaptações. Isso aconteceu com Transformers (Paramount) em 2007, adaptação do brinquedo de sucesso dos anos 80, que já gerou uma série de filmes, inclusive um spin-off com um de seus personagens mais queridos, Bumblebee. Os títulos da série se tornaram verdadeiros fenômenos de bilheteria, e não parecem estar perto de desacelerar tão cedo.

Mas nem só de adaptações live-action que o gênero é composto; animações também fazem parte do filão, cujo maior representante, até o momento, talvez seja Uma Aventura Lego e Lego Batman: O Filme, ambos da Warner, que também se tornaram grandes sucessos, principalmente por conseguir traduzir para a tela não só os movimentos do brinquedo, mas fazer isso de uma maneira original e divertida.

A aposta em adaptações de jogos e games é muito lucrativa, o que também exige uma grande dose de criatividade dos talentos de Hollywood. Nesse sentido, podemos destacar Os Sete Suspeitos, lançado pela Paramount, que adaptou o jogo de tabuleiro Detetive para as telas, e acabou se tornando um filme cult entre os cinéfilos. E até mesmo brincadeiras de pique viraram um filme lançado pela Warner, chamado Te Peguei!

O filão está longe de se esgotar, com novos projetos em desenvolvimento e em produção. Um dos mais aguardados é a versão live-action da Barbie, sucesso há mais de 50 anos, que vai sair com um pedigree criativo de dar inveja: roteiro de Noah Baumbach e Greta Gerwig, que também assina a direção, e estrelado por Margot Robbie. Que venham os próximos!

 

Leandro Matos: Formado em Cinema e em Roteiro pela Estácio de Sá, com cursos de roteiro na Columbia University, na Escola de Cinema Darcy Ribeiro e com Robert McKee, é roteirista dos longas-metragens Amor.com, Divã a 2 e Minha Família Perfeita. Estreou na tv escrevendo para o seriado Cilada, criou as séries Os Figuras e De Cabelo em Pé e participou de diversas outras séries como Samantha!, A História Bêbada e Se Eu Fosse Você – A Série. Fora de roteiro, trabalhou no Festival do Rio por 11 anos na equipe de Eventos Sociais e no Show Búzios como coordenador de Receptivo e Hospedagem. Atualmente mora em Toronto, onde escreve seu primeiro longa para o mercado canadense, além de projetos para a Imagem Filmes e Disney Plus.

Compartilhe:

  • 0 medalha