Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Premiação

15 Outubro 2021 | Renata Vomero

"Deserto Particular" é escolhido para representar o Brasil no Oscar 2022

Longa de Aly Muritiba disputará indicação a Melhor Filme Internacional

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

A Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais acabou de anunciar o longa-metragem que vai representar o Brasil na disputa por uma vaga na categoria Melhor Filme Internacional no Oscar® 2022: Deserto Particular (Pandora), de Aly Muritiba.

Publicidade fechar X

O filme é protagonizado por Antonio Saboia e tem elenco formado por Pedro Fasanaro, Thomás Aquino, Cynthia Senek e Laila Garon. O longa tem roteiro assinado por Aly Muritiba e Henrique Dos Santos; produção da Grafo e da Fado Filmes e distribuição da Pandora Filmes. A previsão de estreia nos cinemas é dia 18 de novembro de 2021.

“Foram longos seis anos de trabalho para que o filme enfim nascesse pro mundo, em Veneza. Ali, aquelas palavras de amor escritas e reescritas tantas e tantas vezes por nós levaram o público às lágrimas (eram lágrimas de felicidade). Ali naquela sala de cinema, testemunhei (testemunhamos) o poder da palavra encarnada em corpo. Ovacionado por 10 minutos, Deserto Particular passou a ser considerado como possibilidade para representar o Brasil na corrida do Oscar. E eis que esse dia chegou. O dia em que dois cabras nascidos em cidades pequenas, cabras que desenvolvem seu ofício longe dos grandes centros produtores, cabras que acreditam apaixonadamente na criação e na empatia, dois cabras que sentiram de falar de amor meio ao ódio, tiveram sua história escolhida pela Academia Brasileira de Cinema para representar o Brasil no Oscar. Hoje a gratidão é enorme e é direcionada a muitas e muitos que me ajudaram a fazer esse filme, mas antes de tudo ela é direcionada ao Henrique. Sem você meu bom, sem teu sopro inicial, essa história não teria sido escrita. Viva àqueles que escrevem/descrevem, viva àqueles que trocam/tocam, ensinam/aprendem. Viva a palavra escrita/descrita filmada”, escreveu Aly Muritiba, em seu post de anúncio do filme no Instagram.

Em reunião virtual realizada nesta manhã, o filme foi selecionado pelo Comitê de Seleção, composto por profissionais do audiovisual indicados pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais - única entidade responsável pela seleção junto à Academy of Motion Picture, Arts and Sciences (AMPAS).

Presidido por Leonardo Edde (produtor e diretor), o comitê foi composto por Allan Deberton (produtor, diretor e roteirista), Andrea Barata Ribeiro (produtora), Bárbara Paz (produtora, diretora e atriz), Belisario Franca (produtor e diretor), Cacá Diegues (produtor e diretor), Felipe Lacerda (montador), Gisélia Martins (executiva do cinema), Luiz Zanin (crítico de cinema), Paula Barreto (protutora) e Virginia Cavendish (atriz e produtora).

"Foi uma escolha difícil. Ficamos entre alguns filmes, considerando cinematografia, temas. Por fim, chegamos a um consenso. É sempre uma escolha difícil quem representa o Brasil pro mundo. Tivemos excelentes filmes inscritos, com uma representação muito diversa da cinematografia brasileira, de diferentes estados, e todos eles muito engajados. Deserto Particular traz uma tema muito importante: como o amor pode ser um agente de transformação. É disso que o mundo precisa hoje”, afirma Leonardo Edde.

Ontem (14), a Academia divulgou a lista dos pré-selecionados do Brasil, foram eles, além de Deserto Particular:  7 Prisioneiros, de Alexandre Moratto; A Nuvem Rosa; de Iuli Gerbase; A Última Floresta; de Luiz Bolognesi; Cabeça de Nêgo, de Déo Cardoso; Callado, de Emilia Silveira; Carro Rei, de Renata Pinheiro; Cavalo, de Rafhael Barbosa e Werner Salles Bagetti; Doutor Gama, de Jeferson De; Limiar, de Coraci Ruiz; Medida Provisória, de Lázaro Ramos; Meu Nome é Bagdá, de Caru Alves de Souza; Por que Você Não Chora?, de Cibele Amaral; Selvagem, de Diego da Costa, e Um Dia com Jerusa, de Viviane Ferreira.

Deserto Particular retrata a história de Daniel, um policial exemplar que comete um erro e é afastado de sua função, colocando sua careira e honra em risco. Sua única alegria é Sara, moradora do sertão da Bahia, com quem se relaciona virtualmente. Não vendo mais sentido em continuar vivendo em Curitiba, ele parte em busca de Sara após seu desaparecimento. O longa foi ovacionado nesta edição do Festival de Veneza, onde levou o Prêmio do Público.

A 94ª edição do Oscar será realizada no dia 27 de março de 2022, ainda não se sabem as datas em que serão divulgados os pré-selecionados ao prêmio e os indicados oficiais às estatuetas.

Compartilhe:

  • 22 medalha