Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Coluna Line-up

18 Outubro 2021 | Carol Ballan

Duna

Compartilhe:

(Foto: Exibidor)

Uma das grandes estreias do próximo dia 21 é o Duna (Warner Bros.), nova adaptação do clássico da ficção científica feita por Denis Villeneuve. Com um novo olhar sobre a história de Paul Atreides, jovem que deve viajar para um planeta extremamente perigoso e cuja aventura pode redefinir o destino de seu povo, há uma enorme expectativa sobre o trabalho do diretor.

Publicidade fechar X

O livro que dá origem às adaptações é o homônimo Duna, publicado por Frank Herbert em 1965. Ele é considerado uma das grandes obras da ficção científica por autores como Arthur C. Clarke e Robert A. Reinlein e também cativou diretores como David Lynch, que o adaptou para o cinema em 1984 (LW Editora), e Alejandro Jodorowsky, que não conseguiu seguir com o seu projeto por conta do altíssimo orçamento almejado e que o tornou impraticável financeiramente ao estúdio. A obra de Lynch também é considerada um fracasso comercial, sendo um grande ponto baixo em sua carreira devido a dificuldades na adaptação e em relação ao corte final proposto pelo estúdio. Ao mesmo tempo, sua influência narrativa em franquias de sucesso como Star Wars (Disney) e Avatar (Disney) é inegável, tanto por sua atmosfera interestelar quanto pela narrativa de interação entre humanos e povos nativos alienígenas através de um ponto de vista de colonização.

A responsabilidade da nova adaptação fica com o diretor canadense Denis Villeneuve, já conhecido pelos longa-metragens de ficção científica A Chegada (Sony Pictures) e Blade Runner 2049 (Sony Pictures). Ele afirmou que desde que era mais jovem e teve contato com a adaptação de Lynch, se sentiu interessado e leu os romances, se tornando seu grande sonho poder fazer sua interpretação da obra. Isto só se tornou possível quando atingiu a experiência necessária, com a crítica especializada aclamando seu trabalho com os filmes anteriores. Além disso, por respeito ao material original, ele preferiu separar a história em duas partes, sendo que a segunda já se encontra em pré-produção.

Há um elenco de peso que se une ao diretor que se inicia com o protagonista sendo interpretado por Timothée Chalamet, recentemente aclamado pela atuação em Me Chame Pelo Seu Nome (Sony Pictures). Se unem a ele Rebecca Ferguson, Zendaya, Oscar Isaac, Jason Momoa, Stellan Skarsgård, Javier Bardem, Chen Chang e Dave Bautista, entre outros, mostrando ao mesmo tempo uma diversidade de casting e uma capacidade de reunir diversos talentos sob o mesmo projeto.

Após uma premiére extremamente ovacionada no Festival de Veneza e críticas bastante positivas da imprensa especializada explicando o quanto os traços de autoria do diretor estão presentes, as expectativas pelo sucesso do filme apenas aumentaram. Com estreia nos cinemas e ainda sem data para lançamento na plataforma HBO Max, verifique as restrições sanitárias para poder conferi-lo na sua cidade!

Carol Ballan: Formada em Economia pela USP, Direção Cinematográfica e Crítica de Cinema pela Academia Internacional de Cinema e atualmente pós-graduanda em Cinema pela Belas Artes-SP, dedica seu tempo à escrita em seu site e através do coletivo 3locadas. Também faz parte do grupo Mulheres do Terror e trabalhou no departamento de arte de diversos curta-metragens.

Compartilhe:

  • 1 medalha