Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Oportunidade

26 Novembro 2021 | Renata Vomero

Nicho 54 abre chamamento para programa "Nicho Executiva"

Inscrições estarão abertas de 26 de novembro até o dia 06 de dezembro de 2021

Compartilhe:

(Foto: Nicho 54)

Nicho 54, instituto que trabalha pela estruturação de carreiras de profissionais negros e negras no audiovisual, abre em 26 de novembro de 2021 chamamento para a primeira edição do Nicho Executiva, programa dedicado à formação teórica e prática de Produção Executiva em ambientes de mercado audiovisual. As inscrições poderão ser realizadas até o dia 06 de dezembro pelo formulário disponível aqui . 



Para esta edição inicial do projeto, serão selecionadas cinco produtoras negras, com perfil executivo e em estágio inicial de carreira, sendo 3 profissionais mediante mapeamento e convite do instituto e 2 vagas preenchidas via chamamento a partir das seguintes etapas: triagem, na qual as candidatas vão preencher o formulário e enviar portfólio e carta de intenção de acordo com o regulamento do programa; seleção, na qual o material enviado será avaliado por um comitê especializado na área; e entrevista, que buscará entender as expectativas das candidatas e a adequação ao perfil estabelecido pelo Programa.

A comissão de avaliação do NICHO EXECUTIVA será formada por três profissionais experientes do setor audiovisual. As cinco profissionais vão receber formação técnica por meio de duas etapas:

  • A primeira delas será focada na compreensão de estágio de carreira e carteira de projetos, oportunidades existentes e instrumentalização da área de atuação. Nesta etapa inicial, as selecionadas recebem aulas teóricas e consultoria e participam de reuniões e masterclasses com profissionais do setor audiovisual; 
  • Já a segunda etapa consistirá na participação integral em sete eventos de mercado, sendo dois deles internacionais, na condição de "membro da indústria". As participantes serão preparadas para atuarem comercialmente com seus projetos nestes eventos do setor audiovisual em companhia de um membro mentor do NICHO 54.

“Levando em consideração a desigualdade racial e econômica que estrutura a sociedade brasileira, este Programa vai ao encontro da proposta do instituto de criar ações e programas para atender especificamente à comunidade negra. Entendemos que tais iniciativas resultam em benefícios e impactos para todo o setor audiovisual”, explica Fernanda Lomba, codiretora do Nicho 54 e idealizadora do Nicho Executiva.

O Programa terá coordenação de Joelma Gonzaga, produtora executiva criativa,  também conselheira do instituto. “Ampliar a presença de profissionais negras nas lideranças executivas e criativas dos processos audiovisuais, significa ampliar e repensar todo um sistema que vem desde sempre construindo as narrativas e disputando imaginários sem considerar a diversidade e a amplidão  de vozes da nossa  sociedade”, afirma Joelma.

Com duração de 12 meses de capacitação profissional, o NICHO EXECUTIVA será concebido no período de  janeiro a dezembro  de 2022. As empresas e instituições que desejam apoiar o programa, bem como as demais ações do NICHO 54, podem enviar e-mail para executivo@nicho54.com.br .

 

Compartilhe:

  • 1 medalha