Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Produção

03 Dezembro 2021 | Renata Vomero

O2 Filmes completa 30 anos de mercado com forte presença global e papel crucial no Brasil

Período contou com mais de mais de 20 mil peças publicitárias, 39 séries e 29 filmes

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

A O2 Filmes, uma das produtoras brasileiras mais importantes no mercado mundial, completa 30 anos de existência. Fundada em 1991, pelos diretores Fernando Meirelles e Paulo Morelli e pela produtora Andrea Barata Ribeiro, a O2 surgiu como uma produtora de filmes publicitários. Depois de inúmeros trabalhos e prêmios nacionais e internacionais, iniciou também com a produção de curtas e longas-metragens.

Publicidade fechar X

Os filmes Cidade de Deus e Lixo Extraordinário, vencedor do prêmio do público em Sundance, foram alguns dos títulos que levaram a produtora ao tapete vermelho com cinco indicações ao Oscar, além de muitos prêmios em festivais no mundo inteiro.

Envolvida em projetos para a TV aberta, fechada e streamings, a O2 Filmes recebeu diversas indicações a prêmios, como o Emmy Awards, pelos títulos Ópera Aberta - Pescadores de Pérolas (HBO) - 2019, PSI (HBO) - 2018/2015, Os Experientes (GLOBO) - 2016, Som e Fúria (GLOBO) - 2010, Antônia (GLOBO) - 2007 e Cidade dos Homens - (2005). Já Malasartes e o Duelo com a Morte, no formato minissérie, foi a série de TV mais vista no Brasil em 2017.

E agora, as produções para as plataformas de streaming não param de crescer. Atualmente, a O2 está produzindo 7 séries em parceria com grandes players do mercado: Netflix, Amazon, Warner/HBO Max e Globoplay.

Para atender a grande demanda de conteúdo, a produtora tem atividades que vão de uma ponta a outra da cadeia. Começando com um departamento específico para o desenvolvimento e formatação de novos projetos, que conta com mais de 20 roteiristas, passando por estúdios próprios, locadora de equipamentos, distribuidora, além da O2 Pós, uma das maiores casas de Pós-Produção da América Latina. Com sede em São Paulo e uma unidade no Rio de Janeiro, a casa de finalização conta com aproximadamente 200 pessoas e já finalizou mais de 600 projetos de entretenimento. A empresa é aberta ao mercado desde 2013 e presta serviços de laboratório digital, montagem, cor, arte, efeitos visuais e delivery.

E do outro lado tem a O2 Play, um braço que nasceu para promover filmes nacionais e que já distribuiu quase 400 obras e está expandindo suas operações para projetos internacionais.

Ainda em novembro, a produtora foi responsável por grandes lançamentos: Marighella, filme brasileiro dirigido por Wagner Moura com a maior bilheteria do cinema nacional em 2021; e o longa-metragem 7 Prisioneiros, com Christian Malheiros e Rodrigo Santoro, que esteve no top 10 dos filmes mais assistidos na Netflix no mundo. A O2 Filmes também foi vencedora de 2 prêmios no Profissionais do Ano na categoria Nacional com as campanhas Santander SX e Itaú Privacidade, totalizando 32 troféus acumulados nesta premiação.

Quem começou a história

Fernando Meirelles é diretor e um dos sócios-fundadores da O2. Passou 10 anos dirigindo publicidade antes de começar a dirigir longas-metragens. Recebeu 18 vezes o Profissionais do Ano. Depois partiu para uma carreira internacional fazendo filmes como "Cidade de Deus", "O Jardineiro Fiel", "360", "Ensaio Sobre a Cegueira" e "Dois Papas''. Entre outros, esses projetos acumulam 11 indicações ao Oscar. Além dessas atividades planta café, cana, abacate e goiaba orgânicas e está entrando no mundo da pupunha, do caju e do coco anão.

Andrea Barata Ribeiro é sócia-fundadora e produtora executiva da O2, responsável por diversos filmes, séries e campanhas publicitárias da casa. Em 2005, foi considerada pela revista de cinema americana Variety uma das produtoras mais influentes do mundo e em 2021, foi anunciada como membro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.

Paulo Morelli fundou a O2 Filmes junto com Fernando Meirelles e Andrea Barata nos anos 90. Dirigiu filmes como "Cidade dos Homens", "Viva Voz", "Entre Nós" e "Malasartes e o Duelo com a Morte", longa-metragem que teve o maior número de efeitos visuais do Brasil até hoje.

 

Compartilhe:

  • 1 medalha