Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Proteção

11 Janeiro 2022 | Renata Vomero

Pernambuco adota obrigatoriedade do passaporte vacinal para entrada nos cinemas

Medida foi anunciada para manter aumento dos casos de covid-19

Compartilhe:

(Foto: iStock)

O Brasil está vivendo uma explosão de casos Covid-19 por conta da variante Ômicron e o relaxamento das medidas de proteção nas festas de fim ano. Com o sistema de saúde sobrecarregado também por conta da epidemia de Influenza, o governo do Estado de Pernambuco anunciou novas medidas de contenção.

Publicidade fechar X

Entre elas está a obrigatoriedade da apresentação do passaporte vacinal em bares, restaurantes, museus, teatros e nos cinemas. O público abaixo de 54 anos deverá comprovar a imunização com duas doses e o público acima desta idade deverá comprovar também a dose de reforço.

A nova medida entra em vigor a partir desta sexta-feira (14) e seguirá até o dia 31, quando a situação do estado será reavaliada para adequação nas medidas. Ainda podendo se estender também para o período de Carnaval.

Para além disso, o governador do estado, Paulo Câmara (PSB) também anunciou mudanças para o setor de eventos.  Só poderão ser realizados eventos com até 3 mil pessoas em lugares abertos e até mil pessoas em lugares fechados.

Cada convidado deverá apresentar o comprovante vacinal e além dele um teste negativo de Covid-19. Este exame precisa ter sido feito em até 24 horas nos casos do de antígeno e 48 horas nos casos do PT-PCR.

"A ocupação dos leitos de terapia intensiva no estado chegou a 85% nesta segunda-feira. Temos um problema duplo com uma epidemia de influenza dentro da pandemia de Covid. Temos feito nossa parte com a ampliação de leitos, mas apenas isso não será suficiente", comentou o governador em matéria publicada na Folha de S. Paulo.

A medida envolvendo o comprovante nacional, ainda não bem implementada pela maior parte dos estados brasileiros, visa estimular a vacinação daqueles que ainda não a fizeram. Segundo o governador, cerca de 500 mil pernambucanos ainda não estão com o esquema vacinal completo.

 

 

Compartilhe:

  • 1 medalha