Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Regulação

22 Fevereiro 2022 | Renata Vomero

Netflix fecha acordo de investimento em filmes franceses e europeus para os cinemas

Plataforma retornará 4% de sua receita no país para lançamentos nos próximos três anos

Compartilhe:

(Foto: Netflix)

 



A Netflix investirá cerca de US$45 milhões para financiar ao menos dez filmes franceses e europeus pelos próximos três anos, estes títulos terão lançamento exclusivo nos cinemas. Este retorno faz parte de um acordo que a plataforma firmou com as uniões de cinema do país.

As instituições reunidas para negociar com a plataforma representam os interesses de profissionais das mais diversas áreas, tanto de produção, distribuição, quanto os próprios donos dos cinemas do país. As informações são do The Hollywood Reporter.

O acordo obriga a gigante do streaming a retornar 4% da sua receita líquida do país em filmes franceses e europeus que devem chegar exclusivamente nos cinemas. Deste valor,  cerca de US$34 milhões devem ser destinados a filmes franceses. Além disso, 17% do investimento tem que ser para filmes de baixo orçamento.

Em contrapartida, tais títulos terão janela encurtada para 15 meses, diferente dos tradicionais 36 meses no país. Desta forma, estes conteúdos terão primeira janela digital exclusiva na plataforma por sete meses.

Com o acordo, especula-se que a Netflix pode ter seus filmes elegíveis em Cannes, um espaço onde ela não tem entrada, justamente pelas medidas protecionistas do país à sua indústria, medidas que se estendem ao festival.  A maior exigência do evento é que os filmes selecionados tenham lançamento exclusivo nos cinemas, respeitando a janela francesa.

Dois pontos importantes precisam ser ressaltados com isso, o primeiro é que a legislação francesa prevê tal obrigatoriedade em empresas que atuem no país, portanto, com o acordo, a Netflix está entrando em cumprimento com a lei local.

E o outro é que o mesmo se deu com outro acordo que a Netflix fez com as empresas de broadcasting do país, neste caso o retorno era de 20% da receita anual para produções francesas, fossem de filmes ou de séries. Esta também é uma regra prevista na legislação do país.

No entanto, com este anúncio de hoje, a Netflix se torna a primeira empresa de streaming a fazer parte das normas regulatórias voltadas para os serviços de televisão, mídia e entretenimento no país.

Compartilhe:

  • 1 medalha