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10 Junho 2022 | Renata Vomero

"Nossa missão é levar as pessoas aos cinemas", diz Paramount sobre impulsionar retomada de novos públicos

Tanto "Top Gun: Maverick", quanto "Sonic 2" estão quebrando recordes e se tornando marco da retomada de seus targets

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(Foto: Divulgação)

Desde que os cinemas reabriram e a indústria reaqueceu, o cenário vem apontando para uma retomada desigual entre as audiências, com os jovens voltando mais rápido para essa atividade e os públicos mais maduros e as famílias resistindo mais à sala escura.  Os dois títulos, Top Gun: Maverick e Sonic 2 – O Filme, no entanto, se tornaram marcos da retomada para essas respectivas audiências.

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Ambos distribuídos pela Paramount, os longas quebraram recordes, alguns próprios deles e de antes da pandemia. Top Gun: Maverick alcançou mais de 2 milhões de ingressos vendidos desde sua estreia, se tornando a maior bilheteria de Tom Cruise no Brasil e isso apenas em duas semanas em cartaz.

Já Sonic 2 está há quase dez semanas em cartaz sem sair do top 5 do ranking de bilheteria nacional. Mais de 3 milhões de brasileiros já assistiram ao filme nos cinemas, número superior ao seu antecessor.

“Quando você tem um produto como o ‘Sonic’ e como o ‘Top Gun’, não tem erro, o público reconhece. Pode ter lugar para outras janelas, mas não tem jeito, quando você tem essa venda certa de experiência, a galera vai. Isso foi uma coisa muito bacana para a indústria, poder botar no mercado produtos de cinema”, reforçou Luciana Falcão, diretora de marketing da Paramount Brasil.

Para além das famílias, Sonic 2 também se destacou entre o público mais adulto, fã de longa data do personagem dos games – aliás, Sonic 2 tem a maior bilheteria global para uma adaptação de videogame, com soma de US$393,5 milhões. Com isso, o longa funcionou muito bem em sessões noturnas, que atraíram mais esse perfil de espectador.

“Outra coisa importante do Sonic, é que além do público família, ele tem um público de fãs formado por jovens adultos e adultos que não abrem mão de ver o filme, então ele funcionou também muito bem nas sessões da noite. Ele tinha um desempenho muito forte nas sessões noturnas, que mostra que os adultos estavam comparecendo. Isso denota a qualidade do filme, que entrega muita diversão para a família e comédia para o adulto. As pessoas estavam claramente se divertindo com o filme”, ressaltou César Silva, diretor-geral da Paramount Brasil.

Embora os executivos ressaltem que o start para trazer os filmes família para os cinemas foi Patrulha Canina no ano passado, é Sonic 2 que parece ter “aberto a porteira” de vez para esse target, gerando bastante comemoração entre os exibidores.

Da mesma forma vem Top Gun: Maverick, que teve uma campanha quente, que começou a ser trabalhada antes do lançamento, tendo como destaque o Top Gun Day, realizado antes mesmo das sessões antecipadas e que gerou um ótimo boca a boca para o filme. Inclusive é justamente esse boca a boca que tem sido apontado como a principal chave para seu sucesso e sustentação impressionante semana após semana (o longa teve queda de apenas 10% em vendas de ingresso na segunda semana no Brasil).

“A gente usou o produto a seu favor, porque é um grande filme, com cenas boas de ação, fan service, Tom Cruise...  tudo isso empolgava as pessoas e tocaram os targets que a gente queria falar. E aí o boca a boca foi desde o inicio, as prés no Rio e São Paulo lotaram, isso foi tudo combustível de campanha, a gente escutou muito as pessoas falando que voltaram no tempo, que viram um filme de cinema e que fazia tempo que não viam algo diferente de filmes de super-heróis”, explicou Luciana.  Com o forte boca a boca, a Paramount tem aproveitado essas conversas sobre os filmes para trabalhar esse marketing mais orgânico, substituindo a mídia paga que estava circulando no início da campanha.

Um outro fator interessante e que denota a mudança de público que saiu de casa para assistir ao filme, está nos formatos em que o título mais funciona, com alta adesão das audiências nas salas PLF ou VIPs, que normalmente atende mais o perfil de espectadores mais velhos.

Junto a ele, veio o desafio da programação, já que Top Gun: Maverick foi o título que inaugurou a temporada quente de cinema tradicional do verão norte-americano. Aqui no Brasil, na semana seguinte estreou Jurassic World: Domínio (Universal), que conseguiu dividir espaço com o longa protagonizado por Tom Cruise. Inclusive, mais outros blockbusters estão se enfileirando no calendário.

“Mais do que nunca a gente precisa entender a programação como algo personalizado, a gente precisa ir no detalhe, de lupa. Buscar as melhores sessões e melhores horários, entender como está funcionando para a gente montar esse quebra-cabeça da programação e fazer com o que o resultado do filme seja otimizado ao máximo.  Vamos dobrar o filme neste final de semana e voltar ele para salas que são chave, nas maiores salas, com mais assentos, nas salas PLF e VIPs. Você entender a necessidade de cada cinema, de público, e fazer junto com a exibição esse quebra-cabeça é chave para que a programação seja efetiva”, explicou Thiago Madruga, diretor de vendas da Paramount. Inclusive, com esse crescimento de salas somado à proximidade do Dia dos Namorados e o feriado emendado de Corpus Christi na próxima semana, a expectativa é que Top Gun segure uma retração mínima neste período, potencializando ainda mais seu já ótimo desempenho.

 

Balanço

Coincidentemente, há cerca de um ano, os mesmos executivos da Paramount nos concediam entrevista sobre lançamento de Um Lugar Silencioso – Parte II, uma das principais estreias a inaugurar um reaquecimento mais tímido do mercado, na época ainda mais impactado pela pandemia.

Desde então, a Paramount lançou diversos títulos diferenciados nos cinemas, passando por Patrulha CaninaClifford: O Gigante Cão VermelhoPânico e Cidade Perdida. Todos eles foram responsáveis por atrair diferentes tipos de audiência, denotando essa preocupação da distribuidora.

“De lá pra cá, nosso line-up vem só melhorando, cada vez mais comercial e para cinema, que é para onde são nossos conteúdos. São experiências que devem ser tidas em um ambiente com mais gente, a comédia você tem no Sonic para todo mundo rir junto, os gritos de susto de Pânico estão lá para você dividir com pessoas desconhecidas, inclusive”, afirmou César, que ainda destacou o quanto os cinemas estão investindo para aprimorar essas experiências, com boas tecnologias de som, projeção e conforto.

Ainda para esse ano estão programadas as animações O Lendário Cão Guerreiro e as Aventuras de Tadeu, além do terror Sorria, que estreia em setembro. Em 2023, a distribuidora destacou também os filmes de Dungeons & DragonsTransformersBabilôniaTartarugas Ninjas, além de Missão Impossível 7, que agora elevou as próprias expectativas por conta de Top Gun.

“Nossa missão é levar as pessoas para os cinemas, desde julho para cá procuramos filmes diversos e que trouxessem públicos diversos aos cinemas, muitos deles que ainda não tinham voltado. Cada lançamento foi responsável por trazer uma audiência diferente para os cinemas”, arrematou Thiago Madruga.

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