Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Expocine 2022

05 Agosto 2022 | Yuri Codogno

Expocine anuncia os homenageados de sua 9ª edição

Evento ocorrerá entre os dias 20 e 23 de setembro

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

A Expocine, principal evento anual do mercado de cinema da América Latina, confirmou quem serão os homenageados em produção, distribuição e exibição da 9ª edição, que pela primeira vez em dois anos será 100% presencial. O evento acontecerá entre os dias 20 e 23 de setembro e a entrega dos troféus a estes players e profissionais acontecerá na cerimônia de abertura da Expocine22, na noite do dia 20.

Publicidade fechar X

Em 2022, a categoria exibição terá homenagem póstuma a três profissionais que fizeram história no Brasil e nos deixaram recentemente: Mario Leopoldo e Mario Luiz Santos, da rede Arcoplex, e Gilberto de Araújo, do Cine Araújo.

Mario Leopoldo dos Santos, também conhecido por Mario Pintado, ganhou renome pela atuação frente à rede Arco-Íris Cinemas, que chegou a ser responsável por 70% do mercado de exibição da região Sul nos anos 1970. Nos anos 2000, passou a adotar a marca Arcoplex Cinemas, depois de implementar o modelo Arcoplex Stadium em suas unidades. 

Mario Luiz dos Santos, filho de Mario Pintado, teve sua vida dedicada ao cinema, iniciando no ramo cinematográfico aos 15 anos de idade. Assumiu a direção da empresa da família quando ela passou a se chamar Arcoplex. A rede conta atualmente com mais de 25 complexos espalhados por todo Brasil, somando 85 salas.

Gilberto de Araújo, ou Seu Gil, como era conhecido, dirigiu a Cinematográfica Araújo, fundada em Botucatu (SP) por seu pai em 1926. Em 2010, o Cine Araújo foi pioneiro em inaugurar no Brasil a primeira sala Max Screen Digital, equipada com tela gigante e o inovador IMM Sound System. Hoje, a empresa tem 28 cinemas distribuídos em 26 cidades de 10 estados. 

Mario S. Filho, filho de Mario Luiz dos Santos e neto de Mario Pintado, e Marcos de Araújo, filho de Gilberto de Araújo, receberão os troféus de homenagem da Expocine.

Na distribuição, a homenageada será a Elo Company. Com mais de 400 títulos distribuídos desde sua criação, em 2005, dedica-se às estratégias de distribuição desde festivais, cinemas, televisão, vídeo on demand e outras mídias.

Sabrina Nudeliman Wagon, CEO da empresa, focou na construção de um line-up de títulos de grande relevância e potencial comercial, por meio de aquisição de direitos de propriedades, desenvolvimento de projetos próprios e parcerias.

Neste ano, a Elo Company foi responsável pela distribuição de Medida Provisória, primeiro longa de ficção dirigido por Lázaro Ramos, que conta com quase 500 mil espectadores, ficando em 1º lugar dentre os filmes nacionais durante seu mês de lançamento no cinema.

No ano em que completa 23 anos de atuação no mercado, a Têm Dendê recebe a homenagem da Expocine na categoria Produtora. Especializada em desenvolver conteúdos originais e referência nacional pela sua capacidade de realização, diversidade e pelas histórias reveladas em seus projetos, a empresa possui sede Salvador e tem um expressivo portfólio com mais de 50 obras produzidas. Algumas das mais conhecidas são Antes que me esqueçam meu nome é Edy Star e Memórias do Brasil.

A convenção será dividida em dois espaços: no já tradicional Cine Marquise e, agora, em um dos mais conhecidos e visitados hotéis da cidade de São Paulo, Renaissance Hotel. Separados por apenas 150 metros de distância, na região da Avenida Paulista, o Cine Marquise sediará em suas salas a cerimônia de abertura, painéis & palestras, apresentação das distribuidoras e alguns expositores que precisam estar dentro de um cinema para reforçar ainda mais a importância de seus produtores e serviços. No Renaissance Hotel, por sua vez, ficará o centro de credenciamento ao visitante, além da tradicional feira de negócios contando com mais de 30 estandes expositores. A conveniência com o Renaissance Hotel contará com bares, restaurante e 444 quartos que já podem ser reservados.

Mais novidades serão anunciadas ao longo dos próximos meses e serão noticiadas no Portal Exibidor.

Compartilhe:

  • 1 medalha