Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Reconhecimento

27 Novembro 2023 | Renata Vomero

Guel Arraes ganha prêmio de Melhor Diretor em festival europeu

"Grande Sertão" teve estreia mundial no Tallinn Black Nights Film Festival, na Estônia

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

O diretor Guel Arraes ganhou nesta semana o prêmio de melhor direção no Critic’s Pick do Tallinn Black Nights Film Festival (PÖFF), na Estônia, com o filme Grande Sertão (Paris Filmes), uma livre adaptação da obra-prima de Guimarães Rosa, produzido pela Paranoid Filmes.  



 Grande Sertão foi exibido na 27ª edição do Tallinn Black Nights Film Festival, na Estônia, onde fez sua estreia mundial, com a presença do produtor Manoel Rangel, da diretora de segunda unidade e produtora artística, Flavia Lacerda e do ator Luiz Miranda, que interpreta Zé Bebelo no filme, que comentou a participação do longa no evento: “A sessão foi muito boa, o filme foi muito bem recebido no festival. E este é um festival muito importante. O que mostra que a história tem potência para viajar; este é um filme de amor e de guerra, em um momento em que o Brasil e o mundo vivem muitas guerras e muitas vezes a gente nem entende os motivos desses conflitos”. 

 Grande Sertão foi bem recebido pela imprensa internacional do festival, “Um filme verdadeiramente extraordinário”, escreveu Jeremy Clarke, no site dmovies. No debate realizado após a exibição em Tallin o produtor Manoel Rangel disse “Guel Arraes construiu o Grande Sertão com extraordinária fidelidade ao espírito de Guimarães Rosa. Ao mesmo tempo com grande coragem, por enfrentar no tom épico, no lirismo e na ética do Grande Sertão Veredas temas centrais da vida brasileira de hoje como a guerra urbana e o assassinato dos jovens negros da periferia”. 

Iniciado em 1997 em Tallinn, capital da Estônia, o Tallinn Black Nights Film Festival, também conhecido como PÖFF, é um dos maiores festivais de cinema do norte da Europa e uma das plataformas regionais mais movimentadas da indústria. Em 2014, a mostra conseguiu o credenciamento da FIAPF (Federação Internacional da Associação dos Produtores de Filmes) e desde então entrou na categoria A dos festivais. Sua 27ª edição acontece de 3 a 19 de novembro. 

Produzido pela Paranoïd Filmes em coprodução com a Globo Filmes e distribuição da Paris Filmes, o longa tem estreia prevista para 30 de maio de 2024. Protagonizado por Caio Blat (Riobaldo) e Luisa Arraes (Diadorim), o filme ainda traz no elenco nomes como Rodrigo Lombardi (Joca Ramiro), Eduardo Sterblitch (Hermógenes), Luis Miranda (Zé Bebelo), Mariana Nunes (Otacília) e Luellem de Castro (Nhorinhá). Adaptação da obra prima de Guimarães Rosa, o filme transpõe o universo da violência dos jagunços do sertão para o território das organizações criminosas da periferia urbana de uma comunidade brasileira, em um tempo indeterminado. A história, narrada em tom épico, segue a trajetória de Riobaldo, professor que ingressou no bando por amor a Diadorim.  

 

 

Compartilhe:

  • 0 medalha