Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Cine-semana

13 Março 2025 | Redação

Em dobradinha pós-Oscar, Fernanda Montenegro é estrela da semana com estreia de "Vitória"

Além deste, mais dez filmes entram na programação da cine-semana

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

Passada a maratona do Oscar e o Carnaval, novos filmes começam a embaralhar a programação dos cinemas, ganhando mais destaque para outros tipos de gêneros, histórias e linguagens. Ainda assim, aproveitando a onda brasileira impulsionada por Ainda Estou Aqui, é a hora da dobradinha de Fernanda Montenegro acontecer com Vitória (Sony), protagonizado pela veterana.

Publicidade fechar X

Baseado na impressionante história real de Joana da Paz, que por anos teve sua identidade protegida pelo Serviço de Proteção à Testemunha, Vitória é inspirado na obra literária “Dona Vitória Joana da Paz”, do jornalista Fábio Gusmão. Paula Fiuza assina o roteiro do filme e Andrucha Waddington é responsável pela direção.

O emocionante drama retrata a trajetória de Joana da Paz, uma aposentada que, diante da crescente sensação de insegurança em sua vizinhança, decide filmar da janela de seu apartamento em Copacabana as ações de uma perigosa quadrilha. O material gravado por ela chama a atenção do jornalista Flávio Godoy, interpretado por Alan Rocha, que transforma o caso em uma denúncia de grande repercussão na mídia e impressiona o país.

"O Flávio é um jornalista que está em busca de um furo de notícia. E nessa busca incessante que alimenta o seu ofício, ele tem a oportunidade de estar no lugar certo e na hora certa. Ele se envolve no caso e vê pouco a pouco o seu profissionalismo abrir espaço para afeto. Esse filme já é um divisor de águas na minha carreira”, contou Alan.

Além de Fernanda Montenegro e Alan Rocha, o elenco conta com Linn da Quebrada, Laila Garin, Thawan Lucas, Jennifer Dias, Thelmo Fernandes e Sacha Bali. O filme Original Globoplay tem produção da Conspiração, coprodução da MyMama Entertainment e Globoplay, e apoio da Globo Filmes.

Para os fãs de música e de uma boa cinebiografia, estreia Better Man - A História de Robbie Williams (Diamond). Sem amenizar os erros, nem exagerar as vitórias do músico, o longa revela a humanidade por trás do ídolo, na mesma medida que faz da sua trajetória um verdadeiro espetáculo, embalado por sua discografia cheia de sucessos. 

Por isso, mesmo quem não acompanha ou não conhece Robbie Williams, tem se rendido ao filme. Não à toa, Better Man - A História de Robbie Williams tem 88% de aprovação no Rotten Tomatoes e segue conquistando espectadores no mundo inteiro com sua narrativa autêntica, repleta de sequências extraordinárias que merecem ser vistas na telona. 

O filme é uma grande aposta da Diamond Films, que fez um de seus maiores investimentos na campanha e direcionou as divulgações tanto para os fãs de Robbie Williams, quanto para os admiradores de cinema e música. Ampliando, assim, o público impactado. 

Com direção de Allan Deberton, cineasta do premiado Pacarrete (2019), estreia O Melhor Amigo pela Sessão Vitrine Petrobrás. O filme reitera o quão irresistíveis são as histórias de amor. Mas, para além de uma boa dose de sedução, descobertas e a tradicional ansiedade das novas paixões, o diretor cearense dá um passo além e narra a história do jovem Lucas (Vinicius Teixeira) a partir de verdadeiros hits das décadas de 1980 e 1990.  O longa é uma produção Deberton Filmes em coprodução com o Telecine e produção associada da Mistika.

O longa tem a seguinte sinopse: Frustrado com seu atual relacionamento com Martin (Léo Bahia), que adora grandes declarações de amor, o jovem arquiteto Lucas decide viajar sozinho para Canoa Quebrada, no Ceará, para espairecer. Mas, mais do que um cenário paradisíaco, Lucas reencontra uma antiga paixão de faculdade, o sedutor Felipe (Gabriel Fuentes). Entre questões mal resolvidas do passado e novas possibilidades para o futuro, Lucas embarca em uma jornada musical, capaz de revelar descobertas importantes sobre si mesmo.

Fora o trio de protagonistas, O Melhor Amigo inclui Diego Montez e um elenco formado por grandes atores e atrizes cearenses como Dênis Lacerda (Deydianne Piaf), Souma, Muriel Cruz, Rodrigo Ferrera (Mulher Barbada), Solange Teixeira, Patrícia Dawson, Walmick de Holanda, Gabriel Arthur e Adna Oliveira. Junto com um corpo de baile incrível, todos se entregam de corpo e alma para os divertidos números musicais, coreografados por Rômulo Vlad.

Entre os independentes, Pequenas Coisas Como Estas (O2 Play) retrata um dos episódios mais sombrios da história da Irlanda, conhecido como as Lavanderias (ou asilos) de Madalena – em que a sociedade se curvou aos dogmas e ao poder patriarcal da igreja – através da história de Bill Furlong (Cillian Murphy), um respeitado vendedor de carvão e madeira de New Ross, em Wexford. Próximo ao Natal de 1985, em uma usual entrega para um convento, o comerciante acaba descobrindo sobre os maus tratos sofridos por jovens mulheres marginalizadas pela sociedade local, em sua maioria mães solo, assim como havia sido sua mãe. Isso faz com que ele relembre seu passado e sinta a necessidade de agir diante da situação.

O roteiro do longa-metragem é uma adaptação do livro homônimo da escritora irlandesa Claire Keegan. A obra venceu o Orwell Prize e foi finalista do Booker Prize 2022 e do Rathbones Folio. A publicação também entrou na lista dos 100 Melhores Livros do século XXI, divulgada por The New York Times, e os leitores do veículo americano, um dos mais influentes do mundo, também o incluíram nessa mesma seleção. No Brasil, o livro foi recém-lançado pela Relicário Edições.

Pequenas Coisas Como Estas é dirigido por Tim Mielants, com roteiro adaptado por Enda Walsh. O longa tem como produtores Ben Affleck, Matt Damon e Cillian Murphy. Na produção, Murphy também trabalhou em conjunto com Eileen Walsh, Michelle Fairley, Emily Watson, Clare Dunne e Helen Behan. O longa-metragem é uma produção da Artists Equity e Big Things Films.

Para as famílias, a animação Deu Preguiça (Imagem) é a pedida. O longa acompanha uma história divertida sobre uma família de bichos-preguiça que, após perder sua casa em uma tempestade, se vê forçada a se mudar de sua tranquila vila para a frenética vida urbana de uma metrópole. A dublagem brasileira traz uma conexão especial entre mãe e filha: a consagrada atriz e comediante Heloisa Périssé e sua filha Tontom. Elas dão voz às protagonistas Gabriella e Laura, respectivamente, interpretando as personagens principais dessa aventura épica.

Também estreiam Código Preto (Universal); A Menina dos Meus Olhos (Paris Filmes); Amizade (Embaúba); Máquina do Tempo (Pandora); Sem Chão (Synapse), vencedor do Oscar de Melhor Documentário; e Loucos Por Cinema! (Filmes do Estação)

Compartilhe:

  • 0 medalha