Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Pesquisa

05 Maio 2025 | Redação

Iniciativa Cultural inicia segunda edição do Mapeamento da Animação no Brasil para identificar gargalos no segmento

Questionário online ficará disponível para respostas até o dia 30 de maio

Compartilhe:

(Foto: Reprodução)

A Iniciativa Cultural iniciou no mês de maio o 2º Mapeamento da Animação no Brasil com o intuito de estudar a cadeia produtiva da animação no Brasil, de modo a identificar e suprir gargalos do setor, gerados pelo seu próprio crescimento acelerado – embora seja um segmento ainda muito jovem do setor de audiovisual no país.



O projeto é uma atualização do Mapeamento da Animação no Brasil, realizado em 2019, que obteve informações conjunturais e análises contextualizadas que possibilitaram traçar o perfil da produção e dos profissionais, colher dados financeiros, identificar dificuldades e oportunidades, além de identificar as perspectivas para os anos seguintes.

Em 2025, o mapeamento pretende produzir um diagnóstico setorial e disponibilizar dados de mercado para analisar o desenvolvimento de técnicas e processos, como se capacitam os profissionais de ponta e qual a participação da animação brasileira nos mercados nacional e internacional. A pesquisa pretende impactar profunda e positivamente o panorama atual da animação no Brasil, captando e analisando informações sobre a cadeia produtiva do segmento de animação no país. Para coletar os dados, a Iniciativa Cultural disponibilizou um questionário online que fica disponível até o dia 30 de maio

Vale destacar que hoje a animação alcançou um status estratégico na cadeia produtiva do audiovisual, colocando o país como produtor e exportador de conteúdo de animação nos mais diversos formatos (games, séries, filmes, VOD, produtos licenciados).

A pesquisa, portanto, tem o objetivo de construir indicadores para mapear as cadeias produtivas da economia do setor de animação, identificar os atores sociais envolvidos, além de criar e disponibilizar um banco de dados e um sistema de informações sobre o setor que seja capaz de apontar as principais lacunas de formação profissional.

Compartilhe:

  • 0 medalha