08 Maio 2025 | Redação
Brasil é destaque no Marché du Film em Cannes com presença institucional, rodada de coprodução e incentivos ao setor audiovisual
Ministra da Cultura lidera delegação em edição que celebra os 200 anos de relações Brasil-França e reforça estratégia de internacionalização do audiovisual nacional
Compartilhe:

O Brasil será o País de Honra da edição 2025 do Marché du Film, tradicional mercado audiovisual que ocorre em paralelo ao Festival de Cannes, entre os dias 13 e 21 de maio. A participação marca um momento estratégico para a indústria nacional, com foco em coproduções, novas parcerias internacionais e fortalecimento da imagem do Brasil como polo criativo e competitivo. As informações são do Variety e Ministério da Cultura.
Publicidade fechar X

A presença brasileira contará com uma ampla programação institucional e de negócios, incluindo uma rodada especial de coprodução entre produtores brasileiros e franceses, a participação de talentos em programas de formação e destaque em vitrines internacionais como o Cannes Docs e o Goes to Cannes. O país também sediará três conferências voltadas à expansão do setor audiovisual, com representantes de órgãos públicos e instituições ligadas ao fomento e à inovação na indústria criativa.
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, lidera a comitiva e participará de eventos oficiais, incluindo a cerimônia de abertura do Marché. A presença da ministra reflete a atual visão do governo federal, que passou a tratar a cultura como vetor estratégico de desenvolvimento econômico. "Nosso objetivo é consolidar o audiovisual brasileiro como um setor competitivo no mercado global, com capacidade de gerar emprego, renda e projeção internacional", afirmou Menezes.
A homenagem também marca o crescimento na presença de players da indústria audiovisual brasileira no evento, com um aumento expressivo de 50% em relação aos anos anteriores. Isso mostra o interesse das organizações brasileiras em aproveitar o impulso do país, com subsídios disponibilizados aos participantes pelo Ministério da Cultura, além de empresas como o Projeto Paradiso, a única organização filantrópica dedicada a apoiar a indústria audiovisual brasileira.
A delegação brasileira será composta por 33 profissionais do setor, apoiados por programas de incentivo promovidos pelo Ministério da Cultura, em parceria com a ApexBrasil e o Instituto Guimarães Rosa, vinculado ao Ministério das Relações Exteriores. Entre as entidades presentes com estande próprio no Palais des Festivals estão a Spcine, RioFilme e Cinema do Brasil, que vão oferecer informações sobre oportunidades de coprodução, mecanismos de financiamento e políticas regionais de fomento.
A escolha do Brasil como País de Honra também integra a Temporada Brasil-França, iniciativa que celebra os 200 anos de relações diplomáticas entre os dois países e fortalece o intercâmbio cultural entre as nações. Segundo Guillaume Esmiol, diretor executivo do Marché du Film, o Brasil tem se consolidado como o principal território latino-americano no evento, com o crescimento mais acelerado da região nos últimos anos. “Há um engajamento crescente dos profissionais brasileiros, que participam ativamente de encontros de negócios, conferências e espaços de networking”, afirmou.
A programação brasileira inclui ainda a presença de cinco produtores no Producers Network, quatro documentários em desenvolvimento no Cannes Docs, dois profissionais emergentes no programa Cannes Makers e projetos de ficção no Goes to Cannes — incluindo uma nova produção de Daniel Almeida, vencedor do Teddy no Festival de Berlim, e um projeto apoiado pelo jogador Vinicius Jr.
O calendário completo de atividades pode ser consultado no site do Ministério da Cultura. A edição de 2025 sucede homenagens recentes a países como Suíça (2024), Espanha (2023) e Índia (2022).
Compartilhe:
- 0 medalha