30 Junho 2025 | Redação
Em disputa acirrada, "F1: O Filme" lidera em renda, enquanto "Como Treinar o Seu Dragão" é campeão de público no Brasil
Longa da Warner estreou na liderança dos demais cenários
Compartilhe:

Se fosse uma corrida de Fórmula 1, poderíamos dizer que a diferença entre F1: O Filme (Warner) e Como Treinar o Seu Dragão (Universal) ficou na casa dos milésimos de segundos no Brasil. Enquanto o longa que traz Brad Pitt como protagonista conseguiu a maior renda do final de semana ao faturar R$ 9,79 milhões, o live-action de Banguela e Soluço fez o maior público ao levar 392,94 mil espectadores aos cinemas. Os dados são da Comscore.
F1: O Filme, logo em sua abertura, fez jus às expectativas da Warner após a distribuidora destacar, em uma sessão exclusiva para exibidores, que o filme é uma das maiores campanhas de 2025 em termos de mídia, com um grande investimento. Além de uma arrecadação de quase R$ 10 milhões, o longa conseguiu atrair 365,84 mil pessoas aos cinemas, se colocando como uma das grandes aberturas do ano. Outro grande destaque foi - mais uma vez - Como Treinar o Seu Dragão, que apesar de ficar atrás na renda, com R$ 8,93 milhões, liderou em público e se aproximou do acumulado de 4 milhões. Até o momento são 3,88 milhões de espectadores que colocam a produção como a de 4º maior público no ano.
A diferença entre as arrecadações, mesmo com públicos tão próximos, se deve possivelmente ao longa da Warner ter mais espaço nas salas premium, que costumam ser mais caras.
Além do líder em renda, outras três novidades figuraram no ranking dos filmes mais assistidos. Um deles foi M3GAN 2.0 (Universal), que levou 95,19 mil pessoas aos cinemas ao apresentar um terror mais "leve" e sarcástico em relação ao primeiro. As outras duas novidades falaremos a seguir por merecerem um parágrafo à parte e mostrarem a força de filmes-concerto.
Cada vez mais comuns nas programações dos cinemas, esse final de semana foi marcado pela presença de dois shows musicais no ranking das produções mais assistidas. Logo em suas estreias, Ateez World Tour [Towards The Light: Will To Power] In Cinemas (Sato Company) e Miley Cyrus: Something Beautiful (Trafalgar Releasing) levaram 12,65 mil e 10,89 mil pessoas respectivamente aos cinemas. Enquanto a primeira acompanha a turnê da ATEEZ, uma das maiores bandas de kpop do mundo pela América do Norte, Europa e Ásia, a segunda produção mostra uma ópera pop com treze novas músicas originais do álbum visual “Something Beautiful”, de Miley Cyrus, exclusivamente mixado para os cinemas.
Na América do Norte, o grande destaque foi F1, que garantiu a maior estreia da Apple em um filme feito para os cinemas e a segunda maior estreia de Brad Pitt ao arrecadar US$ 55,6 milhões em seu primeiro final de semana. O desempenho ficou abaixo apenas de Guerra Mundial Z (Paramount), que faturou US$ 66,4 milhões em 2023. Além disso, a produção também conseguiu 83% de aprovação dos críticos e 97% de aprovação do público no Rotten Tomatoes.
Mas, se a performance de F1 foi positiva, M3GAN 2.0 acabou decepcionando um pouco ao faturar apenas US$ 10,2 milhões no território. Enquanto o primeiro filme, lançado há dois anos, conseguiu 93% de aprovação de crítica, a sequência conseguiu apenas 56% de aprovação. Os números da estreia, aliás, tornam a missão de repetir os US$ 95,1 milhões arrecadados pelo primeiro filme na América do Norte bastante difícil.
Ainda na América do Norte, um outro destaque positivo foi Como Treinar o Seu Dragão, que chegou ao segundo lugar com uma arrecadação de US$ 19,4 milhões e ultrapassou a marca dos US$ 200 milhões. Com uma renda acumulada de US$ 200,05 milhões, o live-action se coloca na oitava posição no Top 10 de todos os tempos da DreamWorks, e em breve deve ultrapassar o primeiro Kung Fu Panda (US$ 215,7 milhões), Madagascar 3 (US$ 216,3 milhões) e o original Como Treinar o Seu Dragão (US$ 217,85 milhões).
Globalmente, F1: O Filme também liderou as bilheterias com folga e conquistou a liderança em 75 dos 79 mercados em que estreou, incluindo Reino Unido, China e México. Em apenas um final de semana, aliás, a produção que conta com Brad Pitt no elenco já está próxima de se tornar a maior arrecadação mundial da Apple. Após uma estreia de US$ 144 milhões globais, o longa já está muito próximo de Assassinos da Lua das Flores (Paramount), que faturou US$ 158 milhões, e Napoleão (Sony), que arrecadou US$ 221 milhões como o filme de maior bilheteria da Apple.
Outro destaque global foi Lilo & Stitch (Disney), que adicionou mais US$ 20 milhões em sua arrecadação total e segue sonhando em se tornar a primeira produção de Hollywood a superar US$ 1 bilhão neste ano. Até o momento, o acumulado do live-action é de US$ 945,97 milhões.
Brasil
Novamente o final de semana foi animador para os exibidores brasileiros e, no total, 1,2 milhão de pessoas foram aos cinemas e geraram uma renda de R$ 28,69 milhões. O maior público, como dito anteriormente, foi de Como Treinar o Seu Dragão e seus 392,94 mil espectadores, que superaram as 365,84 mil pessoas que assistiram F1: O Filme. Em termos de arrecadação, o filme de velocidade da Warner faturou R$ 9,79 milhões, enquanto o live-action da Universal embolsou R$ 8,93 milhões. Para fechar o pódio, Lilo & Stitch segue fazendo uma campanha sensacional e, ao vender 170,15 mil ingressos, chegou a um acumulado de 9,61 milhões e se consolidou ainda mais como a maior bilheteria de 2025.
M3GAN 2.0 fez uma estreia bastante digna no Brasil ao levar 95,19 mil espectadores aos cinemas e superar Elio (Disney), que está encontrando dificuldades para engrenar e vendeu "apenas" 64,44 mil ingressos em seu segundo final de semana, e Extermínio: A Evolução (Sony), que conseguiu um público de 36,73 mil pessoas.
Missão: Impossível - O Acerto Final (Paramount) também segue agradando após quase dois meses em cartaz e vendeu 12,8 mil ingressos, um pouco acima de Ateez World Tour, que foi assistido por 12,65 mil pessoas. Fechando o ranking das produções mais assistidas aparecem Bailarina (Paris Filmes) e Miley Cyrus: Something Beautiful, que venderam 11,78 mil e 10,89 mil ingressos respectivamente.
América do Norte
Na América do Norte, o desempenho das bilheterias foi ligeiramente superior ao final de semana anterior, com uma arrecadação total de US$ 127,59 milhões. O grande destaque foi F1 que liderou com folga, fazendo os concorrentes de retardatários, ao faturar US$ 55,6 milhões. O pódio ainda contou como Como Treinar o Seu Dragão em segundo lugar e Elio em terceiro. Os filmes arrecadaram US$ 19,4 milhões e US$ 10,7 milhões respectivamente.
M3gan 2.0 e Extermínio: A Evolução ficaram próximos de um lugar no pódio também, e enquanto o terror da boneca comandada por uma inteligência artificial faturou US$ 10,2 milhões, o terror da Sony arrecadou US$ 9,7 milhões.
Sem maiores surpresas, o ranking é completo por:
- - Lilo & Stitch | US$ 6,9 milhões
- - Missão: Impossível | US$ 4,15 milhões
- - Amores Materialistas (Sony) | US$ 2,99 milhões
- - Bailarina | US$ 2,13 milhões
- - Karate Kid: Lendas (Sony) | US$ 1 milhão
Global
Globalmente não houve muitas surpresas entre os campeões de bilheteria e, além das produções de Hollywood, dois filmes asiáticos também se colocaram entre as maiores bilheterias do final de semana: o japonês Detective Conan: One-eyed Flashback, e chinês She's Got No Name. O pódio foi composto por F1, Como Treinar o Seu Dragão e Extermínio: A Evolução, que faturaram US$ 144 milhões, US$ 52,06 milhões e US$ 23,4 milhões respectivamente.
Sem maiores surpresas ou destaques, o restante do ranking ficou:
- - Detective Conan: One-eyed Flashback (Japão) | US$ 23,22 milhões
- - Elio | US$ 22,1 milhões
- - Lilo & Stitch | US$ 20 milhões
- - M3gan 2.0 | US$ 17,15 milhões
- - Missão: Impossível | US$ 10,85 milhões
- - She's Got No Name (China/Hong Kong) | US$ 7,62 milhões
- - Bailarina | US$ 5,73 milhões
Compartilhe:
- 0 medalha