01 Setembro 2025 | Yuri Cavichioli
Residência Base divulga projetos selecionados para edição 2025
Iniciativa gratuita de imersão criativa reúne novos roteiristas do país e reforça o papel do programa no fomento ao audiovisual brasileiro
Compartilhe:

A Residência Base, programa de formação e desenvolvimento de projetos audiovisuais, anunciou os sete roteiros escolhidos para integrar a edição 2025. Selecionados entre mais de 200 inscrições vindas de diferentes regiões do país, os trabalhos revelam a pluralidade de vozes e temas que têm marcado a nova geração do cinema brasileiro.
O programa, realizado pela Base Filmes, já consolidou seu espaço como uma vitrine para jovens criadores. Ao longo de cinco edições, passaram por suas imersões nomes que depois se destacaram no cenário nacional e internacional, como Aly Muritiba (Deserto Particular), Caroline Leone (Pela Janela) e Douglas Soares (Papagaios). A diversidade segue como marca da iniciativa: os projetos variam de dramas familiares a narrativas futuristas, passando por histórias amazônicas, periféricas e LGBTQIA+.
“Mais uma vez, a diversidade e a qualidade dos projetos recebidos comprovam a força do audiovisual brasileiro e evidenciam como a Residência Base tem se consolidado em todo o país, aproximando-se de novos talentos”, afirma Fernando Sapelli, um dos realizadores do programa.
Marcada de 9 a 16 de setembro em Tremembé, interior de São Paulo, a imersão contará com consultoria dos cineastas Fabio Meira (As Duas Irenes, Tia Virgínia) e Xenia Rivery (La Fábrica de Bodas, El Chata), além de masterclasses com outros convidados. Durante a semana, os roteiristas participarão de sessões individuais de acompanhamento, exibições comentadas e mesas de troca entre os próprios participantes.
Ao longo dos anos, o programa se tornou referência para quem está no início da carreira no audiovisual. Além de estimular a criação em um ambiente de imersão, promove a aproximação com profissionais consagrados, fortalecendo redes e ampliando o alcance de novos olhares.
Confira os projetos selecionados para a Residência Base 2025:
- - Vaza Maré, de Antônio Victor Simas (BA) e Flávio Gusmão (BA)
- - O Dia do Fogo, de Tom Hamburger (SP)
- - As Estrelas em Seus Olhos, de Roger Bravo (SP)
- - Do Lado de Cá, Saudades, de Valéria Oliveira (GO)
- - Sons Para Dormir e Relaxar, de Renato Sircilli (SP) e João Turchi (SP)
- - Sensor de Ausência, de Thaís Vidal (PE) com colaboração de Gabriela Boeri (SP)
- - Arqueologia do Silêncio, de Carolina Matos (PA)
Compartilhe:
- 0 medalha