Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Formação

03 Setembro 2025 | Yuri Codogno

8°LAB Franco-Brasileiro de Roteiros está com inscrições abertas até 12 de setembro

Atividade faz parte do Festival de Cinema Francês do Brasil

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

O Festival de Cinema Francês do Brasil, antigo Festival Varilux, realiza a oitava edição do seu já tradicional LAB Franco-Brasileiro de Roteiros entre os dias 24 e 28 de novembro, presencialmente, no Rio de Janeiro. Em parceria com o Conservatório Europeu de Escrita Audiovisual (CEEA), escola parisiense referência para a formação de roteiristas na França, o evento é destinado a roteiristas, diretores e realizadores e tem como objetivo aprimorar o desenvolvimento da escrita de projetos de roteiros de longas-metragens de ficção e de séries de ficção para TV. 



O evento antecede o festival, confirmado para os cinemas de todo o país de 27 de novembro a 10 de dezembro. Com inscrições gratuitas até dia 12 de setembro através do formulário no link https://forms.gle/RQpwKVPNpKwQv9NZ9 - onde se encontra o regulamento, serão selecionados 16 projetos pela comissão técnica do festival. Aos aprovados será cobrada uma taxa de participação de R$ 500 (quinhentos reais). 

Coordenado por François Sauvagnargues, especialista de ficção e ex-diretor geral do FIPA, Festival Internacional de Programação Audiovisual (Biarritz, França), o LAB terá como professores os roteiristas Corinne Klomp, Claire Barré, Jean-Marie Chavent e Anna Fregonese, todos roteiristas e integrantes do Conservatório Europeu de Escrita Audiovisual. As aulas serão em inglês e os selecionados serão divididos em duas oficinas de longa-metragem e duas de oficinas de séries de TV.

O LAB terá duas modalidades de roteiros: de longa-metragem de ficção, original ou adaptado, e de série de ficção para televisão. O objetivo é explorar os fundamentos e a metodologia da construção dramática, acompanhar a escrita, explorar abordagens que facilitem a construção da história, orientar os autores ajudando-os a encontrarem suas particularidades e a construir uma narração.

Entre teoria e prática, o LAB promove a troca de experiências entre palestrantes europeus com larga experiência, e profissionais brasileiros, contribuindo para estimular o intercâmbio de conhecimentos, e incentivar coproduções futuras entre Europa e Brasil. Já passaram pelo Laboratório de Roteiro nomes como Ana Rieper, Angelo Defanti, Estevão Ciavata, João Miguel, Sabrina Fidalgo e Wagner Assis.

O LAB, vale ressaltar, atua em parceria com o Projeto Paradiso.

Compartilhe:

  • 0 medalha