08 Setembro 2025 | Yuri Cavichioli
“Father Mother Sister Brother” e novo filme de The Rock são destaques em Festival de Veneza
O festival reafirma sua tradição de premiar criatividade e diversidade, conectando arte, inovação e relevância internacional, sendo estratégico para todos os players envolvidos
Compartilhe:

O 82º Festival Internacional de Cinema de Veneza encerrou-se no último sábado (6) com destaques que impactam tanto artisticamente quanto comercialmente. Father Mother Sister Brother (MUBI), de Jim Jarmusch, conquistou o Leão de Ouro, enquanto Benny Safdie levou o Leão de Prata de Melhor Direção por Coração de Lutador – The Smashing Machine (Diamond Films). O Grande Prêmio do Júri ficou com The Voice of Hind Rajab, de Kaouther Ben Hania, conforme informações do The Hollywood Reporter e Omelete.
Publicidade fechar X

“A arte pode gerar empatia, que é o primeiro passo para resolvermos nossos problemas”, afirmou Jim Jarmusch, ao subir no palco para receber o Leão de Ouro por Father Mother Sister Brother.
Father Mother Sister Brother, ainda sem distribuição no Brasil, é da Mubi e ele foi o principal premiado da noite, sendo laureado com o Leão de Ouro. Conta um elenco composto por Cate Blanchett, Adam Driver, Mayim Bialik, Tom Waits e entre outros, sendo uma comédia dramática antológica que aborda as complexas relações familiares em três histórias interligadas, ambientadas nos EUA, Irlanda e França.
E, falando de prêmio, Benny Safdie chamou o seu — de Melhor Direção —, de “sonho realizado” e exaltou sua “parceria fraternal” com Dwayne Johnson, por Coração de Lutador - The Smashing Machine (Diamond Films). Produzido pela A24, o novo longa de Benny Safdie — que também assina o roteiro — acompanha a trajetória de Mark Kerr, lenda do MMA. Interpretado por Dwayne Johnson, o lutador viveu o auge da fama nos anos 1990 e 2000, consolidando-se como uma das maiores referências do esporte, enquanto lidava com duras batalhas pessoais fora do octógono.
O elenco ainda conta com Emily Blunt como companheira do protagonista, também contando com nomes de destaque do universo das lutas, como Ryan Bader, Oeksandr Usyk e o brasileiro Roberto “Cyborg” Abreu. O longa estreia no Brasil em 2 de outubro.
O Grande Prêmio do Júri, por sua vez, foi concedido ao drama palestino The Voice of Hind Rajab (Mubi), de Kaouther Ben Hania. O filme retrata a história real da morte de Hind, uma menina de cinco anos na Faixa de Gaza, e o impacto devastador de sua perda na comunidade. Ben Hania dedicou o prêmio à Sociedade da Cruz Vermelha Palestina e às equipes de primeiros socorros locais, destacando a urgência de justiça e responsabilidade.
Below the Clouds ficou com o Prêmio Especial do Júri no documentário do italiano Gianfranco Rosi que combina imagens contemporâneas e históricas para explorar a vida moderna em meio aos resquícios de civilizações antigas. A produção foi celebrada por sua profundidade e abordagem contemplativa, oferecendo uma reflexão sobre como sociedades se reconstroem e sobrevivem aos legados do passado.
A Coppa Volpi, como são chamadas as vencedoras por atuação feminina no Festival de Veneza, de Melhor Atriz, foi entregue à chinesa Xin Zhilei, por sua performance em The Sun Rises on Us All. Dirigido por Cai Shangjun, o drama acompanha personagens em situações extremas, e a atuação de Xin foi elogiada pela intensidade e autenticidade emocional.
Toni Servillo, ator italiano que também tem carreira no teatro, foi laureado como Melhor Ator por sua performance em La Grazia. No filme de Paolo Sorrentino, o ator interpreta o presidente da Itália, equilibrando humor e humanidade em uma narrativa introspectiva e delicada.
O prêmio de Melhor Roteiro ficou com À Pied d’Oeuvre, de Valérie Donzelli e Gilles Marchand. A produção francesa acompanha uma fotógrafa bem-sucedida que abandona tudo para perseguir o sonho de se tornar escritora, explorando conflitos internos e escolhas de vida.
O Prêmio Marcello Mastroianni, destinado à melhor jovem atriz ou ator, foi entregue à suíça Luna Wedler por sua atuação em Silent Friend. Dirigido por Ildikó Enyedi, o filme acompanha a jornada sensível de uma jovem em situações complexas e emotivas.
Fundado em 1932, o Festival de Veneza é um dos responsáveis por alavancar direitos de distribuição, promover negócios e destacar produtoras e distribuidoras independentes de alto impacto, funcionando como vitrine para vendas internacionais, parcerias e tendências emergentes no setor, reforçando seu papel como um importante interlocutor estratégico para o mercado audiovisual global.
Lista geral dos vencedores do Festival de Veneza:
- - Leão de Ouro: Father Mother Sister Brother, de Jim Jarmusch (EUA / França / Irlanda)
- - Grande Prêmio do Júri: The Voice of Hind Rajab, de Kaouther Ben Hania (Tunísia / França / Alemanha)
- - Leão de Prata: Melhor Diretor: Benny Safdie por The Smashing Machine (EUA)
- - Prêmio Especial do Júri: Below the Clouds, de Gianfranco Rosi (Itália)
- - Melhor Ator: Toni Servillo por La Grazia (Itália)
- - Melhor Atriz: Xin Zhilei por The Sun Rises on Us All (China)
- - Melhor Roteiro: Valérie Donzelli & Gilles Marchand por À Pied d’Oeuvre (França)
- - Prêmio Marcello Mastroianni (Melhor Jovem Ator/Atriz): Luna Wedler por Silent Friend (Alemanha, França, Hungria)
- - Armani Beauty Audience Award: Calle Málaga, de Maryam Touzani (Marrocos e França)
- - Prêmio Lion of the Future (Melhor Filme de Estreia): Short Summer, de Nastia Korki (Finlândia)
Horizons Section
- - Melhor Filme: En El Camino, de David Pablos (México)
- - Prêmio Especial do Júri: Lost Land, de Akio Fujimoto (Japão, França, Malásia e Alemanha)
- - Melhor Diretor: Anuparna Roy por Songs of the Forgotten Trees (Índia)
- - Melhor Roteiro: Ana Cristina Barragán por Hiedra (Equador, México, França e Espanha)
- - Melhor Atriz: Benedetta Porcaroli por Il Rapimento di Arabella (Itália)
- - Melhor Ator: Giacomo Covi por Un Anno di Scuola (Itália, França)
- - Melhor Curta-Metragem: Without Kelly, de Lovisa Sirén (Suécia)
Venice Classics
- - Melhor Documentário sobre Cinema: Mata Hari, de Joe Beshenkovsky e James A. Smith (EUA)
- - Melhor Filme Restaurado: Bashu the Little Stranger, de Bahram Beyzaie (Irã)
Venice Immersive
- - Venice Immersive Achievement Prize: The Long Goodbye, de Victor Maes e Kate Voet (Bélgica, Luxemburgo e Países Baixos)
- - Prêmio Especial do Júri: Less Than 5gr of Saffron, de Négar Motevalymeidanshah (França)
Compartilhe:
- 0 medalha