25 Setembro 2025 | Gabryella Garcia
Bonfilm realiza exposição de realidade virtual e prepara sala de cinema imersivo em São Paulo
Mostra "Uma Noite Com os Impressionistas, Paris 1874" começa em 25 de outubro no mesmo local em que funcionará o Cinema Imersivo São Paulo
Compartilhe:

A partir da noite desta quinta-feira (25) terá início a exposição imersiva de realidade virtual Uma Noite Com os Impressionistas, Paris 1874 no Espaço Cultural CNP de Realidade Virtual, no Shopping Cidade São Paulo. Chegando pela primeira vez no Brasil, direto do Musée d'Orsay, em Paris, a programação é uma realização da distribuidora Bonfilm, que também abrirá uma sala de cinema imersivo no local.
Publicidade fechar X

A mostra faz parte das celebrações do Ano da França no Brasil e o Portal Exibidor conferiu em primeira mão a exposição que leva os visitantes a reviver a atmosfera da inauguração da primeira exposição impressionista em Paris, realizada em 15 de abril de 1874, por meio de uma experiência imersiva com duração de 45 minutos.
Além de detalhar a experiência vivida em realidade virtual durante a imersão, Emmanuelle Boudier, diretora da Bonfilm, revelou em entrevista exclusiva que o espaço também irá abrigar uma sala de cinema imersivo e trabalhará com produções feitas exclusivamente para a experiência em realidade virtual.
"Em paralelo à exposição em realidade virtual 'Uma Noite Com os Impressionistas', vamos abrir uma sala de cinema imersivo que vai se chamar Cinema Imersivo São Paulo. Pela primeira vez vamos propor uma sala permanente que vai propor uma seleção brasileira e internacional de filmes artísticos de cinema em realidade virtual", disse. "Fizemos questão de acrescentar essa dimensão e conseguimos o apoio da Spcine. Essa parte, aliás, foi bem importante para dar um espaço de valorização das obras mais autorais e artísticas de realidade virtual", completou Christian Boudier, também diretor da distribuidora.
Os filmes serão exibidos à partir do dia 17 de outubro e farão parte da seleção produções que participaram do Festival de Cannes, que conta com uma competição imersiva, Veneza e Berlim. Além disso, o local também será palco da seleção imersiva da 49ª Mostra de Cinema de São Paulo.
"São filmes totalmente concebidos para a realidade virtual e teremos o brasileiro ‘Gravidade’ que vai ser exibido. Temos o apoio da Spcine, que nos apoiou nessa iniciativa e está bem envolvida nessas questões de realidade virtual. Eles se associaram para nos ajudar, financiar e promover essa sala, e a ideia é que a sala seja permanente. Vamos ter um preço especial também para quem já participou da experiência e quiser frequentar apenas a sala de cinema, para que essas pessoas possam usar essa sala de uma maneira independente, sem necessariamente passar pela exposição", explicou Emmanuelle.
Quem comprar um ticket para a exposição Uma Noite Com os Impressionistas, Paris 1874, aliás, também terá direito a uma hora no cinema imersivo. A Bonfilm irá trabalhar com produções de variados formatos para encontrar um modelo econômico sustentável para essa nova modalidade de cinema que começará a ser explorada no Brasil.
"Nosso 'principal produto' é uma realidade virtual super sofisticada em termos de duração, com 45 minutos, onde a pessoa caminha por um espaço e é algo que dá a sensação de viver alguma coisa, e não apenas a visão de um universo de um artista. Fizemos questão de também mostrar esses filmes de variados formatos que vão desde cinco minutos e são criações autorais que vemos hoje nas seleções de Cannes, Veneza e Berlim, mas que ainda não conseguiram construir um modelo econômico e ter espaço para capital público e ter uma sustentabilidade econômica através dessas visualizações. Nós vamos abrir esse espaço e começar a pensar no modelo, estamos pensando no valor para fazer uma estruturação disso", detalhou Christian.
A exposição conta com óculos de realidade virtual de última geração HTC Vive Vision, e para que o leque de filmes exibidos não seja limitado, o Cinema Imersivo São Paulo irá trabalhar majoritariamente com os dispositivos Meta Quest, mas também com os óculos HTC.
A programação do novo cinema terá início com dois ou três filmes, entre eles o brasileiro Gravidade, que foi premiado em competições internacionais, e também com a seleção da Mostra de São Paulo, que será gratuita. Paralelamente ao funcionamento da sala de cinema, a partir do dia 24 de novembro a mostra Mundos Desaparecidos também fará companhia a Uma Noite Com os Impressionistas, Paris 1874 no Espaço Cultural CNP de Realidade Virtual.
"Além de ‘Uma Noite Com os Impressionistas’, a partir de 24 de novembro vai ter ‘Mundos Desaparecidos’, que é uma expedição que foi concebida com o Museu de História Natural da França e fala sobre o nascimento da vida no planeta. Começa há milhões de anos e também projeta o futuro contando de maneira super científica e acessível para todos o caminho da vida na Terra. Se tudo der certo, depois vamos propor uma experiência sobre a Pirâmide de Quéops, no Egito, e como foi descoberta. Será uma expedição com arqueólogos e egiptólogos para entrar na pirâmide e descobrir", destacou Emmanuelle.
Em relação a exposição Uma Noite Com os Impressionistas, Paris 1874, que traz pela primeira vez para a América Latina essa modalidade de imersão, via realidade virtual, os visitantes são acompanhados por Rose, uma guia virtual, no movimentado bairro Madeleine, em Paris, em frente à majestosa Ópera Garnier. Logo em seguida, é possível fazer um passeio pelas ruas até o estúdio do famoso fotógrafo Nadar, onde as obras foram expostas naquela noite. Transportados para o primeiro andar do espaço, podem explorar os cômodos e encontrar as maiores obras-primas impressionistas, além dos próprios pintores quando eram jovens artistas e com futuros incertos. Numa oportunidade única, será possível cruzar o caminho de Monet, Renoir, Degas, Cézanne, Pissarro, Morisot.
A experiência imersiva também proporciona a visita ao Salão Oficial de Pintura e Escultura no Palácio da Indústria e ao estúdio do pintor Frédéric Bazille – onde a ideia para a exposição impressionista foi concebida. Também será possível estar às margens do Sena – onde Monet e Renoir pintaram juntos - e também conhecer o quarto de hotel de Monet em Le Havre – local que Monet criou sua famosa pintura: "Impressão, Nascer do Sol". Esses interlúdios revelarão gradualmente os laços de amizade e inimizade que unem os membros do grupo, a essência de sua busca e o escopo do movimento artístico revolucionário que estavam criando.
Esse tipo de imersão via realidade virtual, aliás, vem sendo considerada uma revolução na mediação cultural, uma espécie de "novo cinema", que casa perfeitamente com a ideia da Bonfilm para o Cinema Imersivo São Paulo. A experiência já passou por Paris, Nova Iorque, Atlanta, Istambul, Montréal e Hong Kong, e é uma criação da produtora francesa Excurio em conjunto com a GEDEON Experiences e o Musée d'Orsay e assistência científica das curadoras Sylvie Patry e Anne Robbins.
Ao todo, foram mais de dois anos de pesquisas para a reconstrução 3D e realidade virtual dos cenários envolvidos, e no Brasil, a exposição terá contrapartidas sociais realizadas com o apoio do Instituto CNP Brasil e levará estudantes da rede pública para acesso gratuito à mostra, com expectativa de atender 12 mil alunos. Para ampliar o alcance pedagógico, também será distribuído um caderno educativo destinado a auxiliar professores na preparação e no acompanhamento das visitas.
Os ingressos para a exposição já estão disponíveis desde o dia 1º de setembro e podem ser adquiridos pelas plataformas: espacoculturavr.com.br e Fever, ou no próprio local da exposição. Os valores variam de R$ 29 a R$ 98, a depender do dia e horário da visita, com condições especiais para família e grupos.
Compartilhe:
- 0 medalha