07 Outubro 2025 | Redação
Associação de Roteiristas comemora resultados da gestão 2023-25 e divulga balanço da gestão
ABRA destaca a retomada de chamadas para o desenvolvimento de projetos e roteiros com recursos públicos
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No último dia 1º de outubro se encerrou a última gestão da ABRA (Associação Brasileira de Autores Roteiristas), e com o término do mandato que vigorou entre 2023 e 2025, foi divulgado um relatório com o balanço geral da última gestão. Entre outros pontos, o documento destaca a retomada de chamadas para o desenvolvimento de projetos e roteiros com recursos públicos e o fortalecimento da presença institucional e política da entidade no cenário audiovisual brasileiro. As informações são do portal Tela Viva. Publicidade fechar X
Considerado uma espécie de porta de entrada para uma nova produção, sendo o roteiro a primeira etapa de um filme, a associação de roteiristas foi fundamental para um necessário reajuste nos valores destinados em chamadas de políticas públicas. Após quase uma década com valores congelados em R$ 100 mil por projeto, o edital de desenvolvimento da Riofilme 2025 atualizou os valores para R$ 250 mil por projeto após movimentação da ABRA. Além do aumento de 150%, também foi incluída uma cláusula que prevê mínimo de 60% para remuneração dos autores roteiristas, incluindo pagamento pela opção de cessão dos direitos patrimoniais da futura obra.
Em São Paulo, em trabalho conjunto com outras entidades do audiovisual, a ABRA conseguiu que a Secretaria de Cultura e Economia Criativa lançasse o Edital de Desenvolvimento em 2024, após tê-lo excluído dos planos da gestão.
Em relação ao mapeamento de dados, a última gestão também deu importantes passos. A associação se consolidou como principal fonte de dados sobre roteiristas no país e deu continuidade ao Mapeamento 2024, iniciado pela gestão anterior, e realizou o Levantamento de Discriminação e Violência Contra Roteiristas LGBTQIAP+ no Ambiente de Trabalho, por meio de seu Comitê de Diversidade Sexual e de Gênero. Desenvolveu ainda, em parceria com a Grufics-UFPB (Universidade Federal da Paraíba) e Alicerce Narrativo, com apoio institucional da Ancine, a pesquisa "Chamadas Públicas de Desenvolvimento do FSA (2013–2018): Resultados e Perspectivas", que em breve será divulgada.
Vale destacar ainda que a ABRA realizou uma busca ativa de roteiristas para alcançar, pela primeira vez, representação de associadas em todos os estados do país, trouxe as primeiras pessoas indígenas para o quadro de associadas, em ação conjunta com a Rede Katahirine, Rede Audiovisual das Mulheres Indígenas, e aumentou o número de pessoas trans por meio de parceria com a APTA (Associação de Profissionais Trans do Audiovisual).
Outra conquista bastante significativa divulgada no balanço foi a organização de um Departamento Jurídico inédito que formulou diretrizes para orientar contratos de roteiristas, em busca de espaços de negociação com o mercado. A sustentabilidade da associação também foi destaque no balanço, com aumento de arrecadação de 285% e redução de 50% da inadimplência.
A diretoria que encerrou o mandato foi composta por André Mielnik (presidente), Thais Olivier (vice-presidente), Vana Medeiros (Diretora de Associadas), Paulo Marcelo do Vale (Diretor de Políticas Públicas e Relações Institucionais), Guilherme Ruiz (Diretor de Comunicação), Valéria Motta (Diretora de Parcerias e Eventos), Inaê Luz (Diretora de Comitês e GTs), Antonio Carneiro (Diretor Financeiro), Marcela Macedo (Gerente Financeira) e Hellen Farias (Secretária Administrativa).
“Todas essas conquistas só foram possíveis graças ao trabalho voluntário e consistente de toda a direitoria e GTs e apoio incondicional e confiança depositada por associadas. A ABRA é a expressão de suas associadas e de seu engajamento. Cada conquista descrita neste balanço carrega também a assinatura coletiva de todas as roteiristas que fazem da ABRA uma força real de transformação no audiovisual brasileiro. À todas as associadas, nosso profundo reconhecimento e gratidão por tornarem possível esta transformação histórica em nossa associação”, ressaltou André Mielnik.
A nova diretoria, que iniciou os trabalhos no mês de outubro, é composta por Thaís Olivier (Presidente), Inaê Luz (Vice-presidente), Milena Ribeiro (Diretora financeira), Britney Federline (Diretora de Comunicação), Yann Rodrigues (Diretor de Associadas), Éri Sarmet (Diretor de Relações Institucionais e Políticas Públicas), Germana Belo (Diretora de Comitês e GTs), Carollini Assis (Diretora de Parcerias e Eventos), Andrea Yagui (Diretora de Formação) e Hellen Farias (Secretária Administrativa).
"A diretoria eleita para o biênio 2025-2027 será composta também por roteiristas voluntárias e que já iniciaram um processo organizado de transição, avaliação e construção de novas e importantes demandas e propostas, além da continuidade de projetos. Seguiremos unidos e confiantes para avançarmos ainda mais na missão de valorizar os roteiristas do audiovisual brasileiro", destacou Thaís Oliver.
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