São Paulo se torna a 3ª cidade brasileira consagrada como Cidade Criativa da UNESCO na categoria Cinema
Título reconhece a capital paulista como um dos principais polos audiovisuais da América Latina
Compartilhe:
(Foto: Divulgação)
A cidade de São Paulo foi oficialmente consagrada como Cidade Criativa da UNESCO na categoria cinema. Agora, a capital paulista é reconhecida como um dos principais polos audiovisuais da América Latina e se junta a duas outras cidades brasileiras que já possuíam o título: Santos (SP) e Penedo (AL). Internacionalmente, também integram a rede cidades como Bristol (Reino Unido), Cannes (França), Busan (Coreia do Sul), Potsdam (Alemanha) e Sarajevo (Bósnia e Herzegovina), todas reconhecidas por sua excelência em políticas públicas no setor audiovisual.
A inclusão de São Paulo aconteceu a partir da candidatura da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMC), Spcine e Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI), que realizaram a inscrição do município no projeto. Em 2025, o anúncio feito pela UNESCO no Dia Mundial das Cidades confirmou a entrada de 58 novas cidades na Rede de Cidades Criativas, que se juntam a um seleto grupo de centros urbanos reconhecidos por seu compromisso com a cultura e o desenvolvimento sustentável.
"As Cidades Criativas da UNESCO demonstram que a cultura e as indústrias criativas podem ser motores concretos do desenvolvimento. Ao receber 58 novas cidades, estamos fortalecendo uma Rede em que a criatividade apoia iniciativas locais, atrai investimentos e promove a coesão social", destacou Audrey Azoulay, Diretora Geral da UNESCO.
A inclusão na rede, aliás, reconhece São Paulo como um local com ecossistema audiovisual vibrante, além de evidenciar políticas públicas bem-sucedidas para o audiovisual na cidade. A participação de São Paulo na Rede de Cidades Criativas da UNESCO ainda impulsiona a capacidade de cooperação internacional na área do audiovisual com outras cidades do mundo, posicionando a cidade como referência, além de fomentar o desenvolvimento econômico e social, o turismo e os investimentos na economia criativa.
"Esse reconhecimento destaca a relevância estratégica do audiovisual na capital paulista, que se sobressai ao abrigar um setor robusto e dinâmico, formado por profissionais altamente qualificados, empresas inovadoras e uma infraestrutura de excelência. Tudo isso faz de São Paulo um polo criativo, com uma capacidade crescente de gerar e impulsionar projetos tanto do setor local quanto no cenário internacional", comemorou Lyara Oliveira, presidente da Spcine.