Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Evento

10 Novembro 2025 | Redação

MAX 2025 conecta o audiovisual mineiro ao mercado internacional

Sebrae Minas prepara produtoras de Minas Gerais para rodadas de negócios com players nacionais e internacionais

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

O fortalecimento da presença internacional do audiovisual mineiro ganha novo impulso com a 10ª edição da MAX – Minas Gerais Audiovisual Expo, que acontece de 11 a 13 de novembro, em Belo Horizonte. Nesta edição comemorativa, o evento amplia sua atuação ao realizar uma missão ao Ventana Sur, principal evento do segmento da América Latina, com seis produtoras mineiras para participarem das rodadas de negócios. 



A missão faz parte do módulo de internacionalização do MAX LAB, laboratório que tem o objetivo de preparar os participantes para chegarem às rodadas de negócios com projetos de longa-metragem e obras seriadas prontos para inscrição, pitching e negociação. 

As empresas selecionadas estão recebendo mentorias especializadas com a produtora uruguaia Yael Steiner, co-fundadora da WhE Play e sócia-fundadora da Yael Steiner Cine & Cultura, com apoio na articulação da agenda da rodada de negócios, orientação sobre posicionamento estratégico e negociação internacional, e as qualificações técnicas para a coprodução internacional; e com o produtor e distribuidor argentino Mario Levit, da Cruz del Sur Cine – um dos nomes de destaque do mercado latino-americano que atua como referência no fomento de parcerias transnacionais de cinema independente –, responsável por buscar novos projetos para coproduções entre Brasil e Argentina

Nayara Bernardes, analista do Sebrae Minas, reforça que esses avanços confirmam o papel de Minas Gerais como um polo criativo do audiovisual brasileiro, com empresas conquistando visibilidade em mercados nacionais e internacionais e ampliando oportunidades de negócios. “O audiovisual mineiro vive um momento de amadurecimento e expansão, com produtoras com grande potencial criativo e técnico. A MAX é o espaço onde essas conexões acontecem, fortalecendo a economia criativa, abrindo portas para parcerias internacionais e possibilidades de negociação fora do país, a exemplo do Ventana Sur”, destaca.

O Ventana Sur, aliás, acontecerá em Buenos Aires, entre 1 e 5 de dezembro.

As produtoras mineiras que vão embarcar para Buenos Aires em dezembro são: Le Petit Comunicação Visual e Editorial (Belo Horizonte), Elipse Conteúdos Criativos (Belo Horizonte), Camisa Listrada (Belo Horizonte), Immagini Animation Studios (Belo Horizonte), Espacial Filmes (Divinópolis), e Fita Amarela Filmes (Uberlândia).

Nomes de peso confirmam presença

Com uma década de trajetória, a MAX consolida o estado de Minas Gerais como um importante polo de formação, inovação e geração de negócios no setor audiovisual, impulsionando o protagonismo de produtores, players, distribuidores e plataformas nacionais e internacionais.

A edição 2025 da MAX será marcada pela presença de grandes nomes do cinema e da televisão, entre vencedores e indicados ao Oscar e executivos de relevância mundial, reforçando o papel do evento como ponte entre o mercado brasileiro e o cenário internacional.

Entre os destaques estão Rodrigo Teixeira, produtor de Ainda Estou Aqui (2024) — vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional — e responsável por sucessos como Me Chame Pelo Seu Nome (2017), O Farol (2019) e Ad Astra (2019). Também estarão presentes Clarisse Goulart, coprodutora de Ainda Estou Aqui; Pedro Freire, roteirista e diretor de Malu (2024) (vencedor do Festival do Rio e do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro); e Beth Carmona, executiva da TV Cultura e referência na produção de conteúdo infantil.

A MAX é realizada pelo Sebrae Minas, com curadoria da BRAVI – Brasil Audiovisual Independente, associação que reúne 670 empresas produtoras do país. A iniciativa conta com patrocínio da Agência Nacional de Cinema (Ancine) e da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, por meio do BH Film Comission; apoio da Empresa Mineira de Comunicação (EMC), FIEMG e SINDAV - Sindicato do Audiovisual Mineiro; e a TV Globo em Minas como emissora oficial.

 Sobre a MAX – Minas Gerais Audiovisual

A MAX é considerado o maior evento de audiovisual de Minas Gerais e um dos eventos mais relevantes do Brasil. Realizado pelo Sebrae Minas, a iniciativa tem o objetivo de fomentar a indústria de produção de conteúdo para mídia e entretenimento, ampliar a geração de negócios do audiovisual e aumentar a competitividade dos empreendimentos, por meio de qualificação técnica.

Desde 2016, a MAX media encontros entre produtores e exibidores, além de debates sobre o futuro do setor. É considerado o maior salão de negócios mineiro, inteiramente dedicado à promoção de agentes econômicos da indústria audiovisual.

A edição comemorativa de 10 anos também será uma celebração de empresas longevas que fortalecem o audiovisual mineiro, como a Camisa Listrada, que completa 25 anos; a Anavilhanas, celebrando duas décadas; e a TV Globo em Minas, que completa 60 anos.

Compartilhe:

  • 0 medalha