17 Novembro 2025 | Redação
MinC realiza Festival de Cinema do BRICS e fortalece cooperação cultural entre países do Sul Global
Evento acontece em paralelo à programação do MICBR + Ibero-Américas e reúne filmes, debates e ações de intercâmbio internacional em Fortaleza (CE)
Compartilhe:
O Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria do Audiovisual (SAV), realiza de 4 a 7 de dezembro, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza (CE), o Festival de Cinema do BRICS — encontro que celebra as cinematografias dos países-membros e reforça a integração cultural entre as nações do Sul Global. A iniciativa tem correalização da Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) e conta com parceria institucional do Governo do Estado do Ceará e da Prefeitura de Fortaleza.
Além do Brasil, participam da edição deste ano a África do Sul, China, Emirados Árabes Unidos, Índia, Indonésia e Rússia. Serão exibidos 14 filmes, entre longas e curtas de ficção e animação, lançados a partir de 2023. A programação inclui, ainda, oficinas, mesas-redondas, atividades de formação, participação de autoridades brasileiras e representantes internacionais do setor audiovisual.
“Ao sediar o Festival de Cinema do BRICS, o Brasil reafirma seu compromisso em promover diversidade e ampliar oportunidades para o audiovisual brasileiro. A cultura é uma força de aproximação entre os povos, e o MinC está fortalecendo a presença no cenário internacional”, destaca a ministra Margareth Menezes.
O Festival acontece paralelamente ao Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MICBR) + Ibero-Américas, que acontece em Fortaleza (CE) de 3 a 6 de dezembro, e é um evento estratégico que fomenta negócios, circulação de projetos e conexões entre artistas, produtores, empreendedores e instituições culturais.
“A realização do Festival de Cinema do BRICS no Brasil reforça nossa visão de uma política cultural que projeta o audiovisual como força de diálogo e valorização da diversidade. Ao reunir países do Sul Global em torno de suas cinematografias, ampliamos a internacionalização do setor e fortalecemos redes de cooperação estratégica. É uma entrega concreta da presidência brasileira do BRICS para construção de parcerias duradouras no âmbito do bloco”, reforça o chefe da Assessoria Especial de Assuntos Internacionais do MinC, Bruno Rodrigues.
INTEGRAÇÃO E COOPERAÇÃO INTERNACIONAL
A edição brasileira do Festival tem como objetivos estimular coproduções, promover intercâmbios culturais e fortalecer o audiovisual como espaço de articulação entre políticas públicas e desenvolvimento cultural.
“O Festival de Cinema dos BRICS é uma expressão concreta da política cultural que o Brasil vem promovendo no campo internacional. Reunir essas cinematografias no país reforça o papel do audiovisual como ferramenta de diálogo e desenvolvimento”, reitera a secretária do Audiovisual, Joelma Gonzaga.
“O audiovisual é uma linguagem potente, capaz de conectar nossas histórias e ampliar as possibilidades de criação. O BRICS é um espaço estratégico para isso, e queremos que o Brasil seja protagonista nessa construção”, reforça a ministra Margareth Menezes.
Já a secretária de Audiovisual afirma que, ao reunir países do Sul Global em torno do audiovisual, a cooperação entre as nações é estabelecida. "Reafirmamos o poder da cultura como instrumento de inovação entre os países do BRICS", complementa.
HISTÓRICO E CONTEXTO
A realização do Festival no Brasil é uma das entregas da X Reunião de Ministros da Cultura dos BRICS, ocorrida em maio de 2025, em Brasília, durante a Presidência Pro Tempore brasileira.
Criado em 2016, o Festival já passou por Índia, China, Rússia e África do Sul, seguindo um sistema de rodízio entre os países que assumem a presidência do bloco. Esta será a segunda vez que o Brasil sedia o evento — a primeira ocorreu em 2019, em Niterói (RJ). Segundo a ministra, receber novamente o Festival é consolidar a atuação diplomática do Brasil na cultura. "É mostrar que o Brasil está preparado para liderar agendas culturais do Sul Global com visão, responsabilidade e imaginação”, conclui.
A programação completa será divulgada em breve.
Compartilhe:
- 0 medalha