Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Dados pelo mundo

02 Dezembro 2025 | Yuri Cavichioli

Dados da Netflix apontam para avanço do consumo intercultural e reforça potencial para produções além dos EUA

Relatório global indica que Geração Z e Millennials veem o streaming como principal porta de entrada para culturas internacionais

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

Quem nunca acabou se informando através de um filme ou série? Seja por questões históricas como A Lista de Schindler (1993), geográficas como Central do Brasil (1998) ou mesmo na ciência, como Interestelar (2014), e absorveu informações que agregaram ao seu repertório cultural? Ao divulgar o relatório Still Watching 2025, a Netflix destacou que o streaming se consolidou como ferramenta de descoberta cultural entre a Geração Z e os Millennials, coincidindo com esse tipo de comportamento por vezes involuntário para as novas gerações que também consomem a plataforma.

Publicidade fechar X

Segundo informações do Tela Viva, os dados mostram que esse movimento abre oportunidades para produtoras de fora dos Estados Unidos: 90% dos jovens adultos afirmam que o formato ampliou sua visão de mundo, enquanto 93% valorizam quando marcas apresentam experiências de outros países.

Realizado com 9 mil usuários frequentes em 12 mercados, o estudo aponta que a diversidade de conteúdo tornou-se uma expectativa central. Para 26% dos entrevistados, a busca por culturas e países diferentes é um dos principais motivos para acessar as plataformas. Esse comportamento impulsiona produções locais a alcançarem públicos globais, como mostram os casos de Round 6, A Sociedade da Neve, Sintonia, Ilhados com a Sogra e a britânica Adolescência, que permaneceu no Top 10 brasileiro durante todo o primeiro semestre de 2025.

No campo de negócios, o plano com anúncios segue em trajetória ascendente. A base global saltou de 70 milhões de usuários ativos mensais em novembro de 2024 para 190 milhões em novembro de 2025, respondendo por mais da metade das novas assinaturas nos países onde está disponível.

Para o mercado brasileiro, o relatório traz atenção especial ao comportamento do público diante da publicidade. Entre Geração Z e Millennials, 72% dizem que anúncios em streaming chamam mais atenção do que em outras mídias. Os assinantes do plano com anúncios registram sessões médias de 3,6 horas, e 80% afirmam ignorar o celular durante conteúdos mais imersivos. Além disso, 62% têm maior propensão a prestar atenção na publicidade dentro de seu serviço preferido.

A parceria com a Kantar Ibope Media, iniciada no começo de 2025 para validação de audiência no Brasil, foi ampliada em agosto para aprofundar a mensuração de campanhas. No contexto internacional, a empresa também dobrou os compromissos de venda de anúncios na temporada de Upfront 2025, após crescimento de 150% registrado no ano anterior.

O relatório enfatiza ainda o papel do “fandom” como motor de engajamento: 91% dos entrevistados se declaram fãs de pelo menos uma série, e 90% recomendam títulos a amigos. Para as marcas, esse vínculo se traduz em impacto direto, patrocinadores de produções no plano com anúncios registraram aumento de 2,9 vezes no reconhecimento espontâneo em comparação à TV convencional.

Compartilhe:

  • 0 medalha