Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / CCXP25

05 Dezembro 2025 | Yuri Cavichioli

Em bom momento do cinema brasileiro, distribuidoras reforçam presença de títulos nacionais na CCXP25

Painéis, trailers, pré-estreias e encontros com elencos reforçam estratégia de mercado para impulsionar produções brasileiras em 2026

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

A CCXP25 segue como palco estratégico no fortalecimento do audiovisual brasileiro, com distribuidoras dedicando espaço aos seus lançamentos nacionais ao longo da programação. A presença de filmes, elencos e diretores evidencia um movimento de mercado que busca aproximar talentos do público e, sobretudo, reforçar a competitividade do cinema nacional no calendário de 2026.

Publicidade fechar X

O evento, já em seu segundo dia, deixa claro o movimento de colocar produções brasileiras no centro das ativações, ampliando alcance, percepção de marca e potencial de consumo. Painéis temáticos e discussões com equipes criativas funcionam como vitrines de alto impacto, integrando as obras ao ecossistema de fãs enquanto reforçam a CCXP como um espaço que também opera no campo dos negócios, um ambiente onde distribuidoras, produtoras e plataformas se conectam com imprensa, negociam com players e acessam um público de consumo qualificado, consolidando o festival como vitrine estratégica para o mercado.

No Spoiler Night deste ano, uma espécie de pré-evento da CCXP que reúne convidados especiais, imprensa e parceiros comerciais para antecipar novidades, o destaque ficou para o anúncio da internacionalização da marca: a CCXP terá uma edição na Coreia do Sul a partir de 2027. O movimento se alinha à expansão estratégica do evento e à busca por diálogo com um mercado consolidado e altamente influente, impulsionado pelo cinema coreano, pelo k-pop e pelos k-dramas.

Entre os destaques nacionais desta sexta-feira (5), a O2 Play leva ao evento três apostas para 2026: Querido Mundo, Barba Ensopada de Sangue e 2Die4. Os painéis reuniram Gabriel Leone, Thainá Duarte, Aly Muritiba e Miguel Falabella.

A Vitrine Filmes também se apresenta hoje (5), com uma agenda voltada ao seu grande título: O Agente Secreto, com a presença de Alice Carvalho, Gabriel Leone e Tânia Maria. A ausência sentida de Wagner Moura e do diretor Kleber Mendonça se justifica pois estão percorrendo e promovendo internacionalmente o longa em programas de TV, eventos de mercado e premiações. Outra obra promovida pela distribuidora é O Rei da Internet, onde terá a presença de João Guilherme, Daniel Nascimento e Fabrício Bittar.

Paris Filmes e Downtown Filmes, parceiras de longa data, mobilizaram alguns dos elencos mais amplos da CCXP neste segundo dia de evento. Nomes como Lázaro Ramos, Vladimir Brichta, Bruna Marquezine, Fernanda Montenegro e Marcos Veras participam dos painéis de Minha Vida com Shurastey, O Gênio do Crime e Velhos Bandidos. A apresentação de um quarto filme, Tainá e os Guardiões da Amazônia - Em Busca da Flecha Azul, está programada para domingo (7).

A Imagem Filmes apresenta Bruna Surfistinha 2 amanhã (6), trazendo a protagonista Deborah Secco, além do talento Marcus Baldini. No mesmo dia, o público também poderá conferir os painéis de Cinco Tipos de Medo, enquanto Pacto Maldito está previsto para domingo (7), ambos ainda sem distribuidoras oficialmente confirmadas.

Na programação internacional, Diamond Films, Sony e Imagem Filmes também deram início às suas ativações. Marty Supreme abre o line-up internacional hoje (5), com Timothée Chalamet e Josh Safdie. Já Sony apresenta o painel Crunchyroll no sábado e, no domingo, leva ao evento o painel de Anaconda. Já a Imagem Filmes encerra o fim de semana com a pré-estreia exclusiva de Tom & Jerry: Uma Aventura no Museu, também no domingo (7).

Compartilhe:

  • 0 medalha